Connecting education, research,

 

 

innovation and businesses

Com foco em inovações para o turismo, Hackatour Cataratas é aberto oficialmente

Com foco em inovações para o turismo, Hackatour Cataratas é aberto oficialmente

07/08/2020

Com número recorde de participantes, a 5ª edição do Hackatour Cataratas foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (7) durante live transmitida nas mídias sociais do evento, que é organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e pela De Angeli Eventos e Empreendimentos.
    
Em menos de três dias, a missão das equipes (formadas por designers, programadores, analistas de sistemas, engenheiros, empreendedores, acadêmicos e demais interessados na temática) será a de desenvolver soluções e inovações para o turismo, com o apoio de palestras, webinars e um time de mentores especializados em diversas temáticas. 
   
Durante a abertura, o diretor administrativo-financeiro do PTI-BR, Flaviano da Costa Masnik, destacou a equipe vencedoras do Hackatour de 2018, a TARS “hoje em dia está conosco em nossa Incubadora Santos Dumont, o que demonstra todo esse engajamento e toda essa sinergia que temos com o evento”.  O diretor também ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “O Hackatour é muito importante para Foz porque o setor do turismo foi impactado mundialmente e Foz do Iguaçu como um destino turístico mundial também foi muito impactada, pois as atividades do segmento representam 40% da economia local”. 
    
E por fim, Flaviano lembrou que “os três primeiros colocados terão acesso ao nosso processo de pré-incubação, que é referência como ecossistema de empreendedorismo. Eu acho que isso aumenta as chances dessas ideias virarem negócio e também promovem a valorização da nossa cidade”, complementou. 
   
O idealizador do Festival das Cataratas e diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDESTUR), Paulo Angeli, comentou sobre a evolução do evento, que foi se moldando aos interesses do público e nesse ano teve que se adaptar também ao momento vivenciado. “Em uma versão totalmente on-line, a maratona se reinventou mais uma vez para atingir o seu maior objetivo: servir como pontapé inicial para soluções e inovações para o turismo, um setor importante o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu e do Brasil”. 
    

    
As três melhores equipes também terão direito a 10 horas de consultoria e imersão juntamente ao Sebrae Paraná, e as duas melhores receberão uma premiação em dinheiro (R$ 3 mil para os vencedores e R$ 2 mil para os vice-campeões).
    
Representando o Sebrae Paraná, o consultor da Regional Oeste, Osvaldo César Brotto, destacou que o setor do turismo proporciona enormes oportunidades. “Estamos aqui para apoiá-los e dar suporte aos participantes para que possam desenvolver suas ideias daqui pra frente”. O superintendente de Inovação do Ministério do Turismo, Marcelo Garcia, parabenizou os organizadores da iniciativa e deixou um recado aos participantes: “Aproveitem as oportunidades de aprendizado e network que eventos como o Hackatour podem promover”. 
   
Pandemia e antecipação do futuro
   

Durante a abertura do Hackatour Cataratas algumas autoridades comentaram sobre as oportunidades e desafios decorrentes desse “novo normal” que está surgindo no período pós-pandemia. Para Henrique Domakoski, superintendente de Inovação do Governo do Paraná, com a crise sanitária “todas aquelas mudanças que deveriam acontecer em décadas passaram a acontecer em meses, semanas. Por isso, a importância de se reinventar e os enormes desafios para o turismo”. 
    
Domakoski também lembrou o turismo ainda apresenta uma lacuna importante em relação a startups, ao contrário de outros setores como agronegócio e varejo. Ryon Braga, diretor-presidente da Uniamérica, uma das parceiras do evento, pontuou que “são em momentos difíceis que nós nos superamos e também quando surgem as melhores ideias. Saíremos dessa crise fortalecidos”, disse.
   
O prazo para a entrega das soluções do Hackatour Cataratas encerra no domingo (9), às 23h. Os 10 projetos finalistas serão anunciados no dia 13 de agosto, e um dia depois ocorre a premiação do evento.