CIBiogás

Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás

O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, em forma de pessoa jurídica de direito privado, constituído como associação sem fins lucrativos, autonomia administrativa e financeira, regida por um estatuto. O Centro é formado por 22 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.

Os serviços do CIBiogás são voltados para a orientação e soluções no que se refere a cadeia do biogás. São eles:
 

Consultoria: Este serviço consiste na identificação e análise das oportunidades existentes no agronegócio e apontamento de soluções no que se refere a cadeia do biogás. O serviço de consultoria está orientado a produção e consumo de biogás com fins energéticos. As atividades da consultoria consistem em: elaboração de pareceres técnicos, anteprojetos, modelagem de arranjos tecnológicos, projetos executivos, especificações técnicas de equipamentos e definição de arranjos produtivos. 

 

Assessoria Técnica: Este serviço considera o assessoramento técnico do cliente no processo de tomada de decisão. A assessoria se diferencia da consultoria na questão das atividades, pois na consultoria são entregues relatórios e projetos que apontam para as oportunidades e soluções, não se envolve em sua execução, já na assessoria, são realizadas atividades que visam a implantação das soluções identificadas, havendo participação direta do assessor no projeto, possibilitando a entrega da solução pronta ao cliente.

 

Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE): consiste em subsidiar empresas e empreendedores para a tomada de decisão em novos investimentos ou em propostas de melhoria, verificando a consistência e a rentabilidade do projeto a ser implementado, a fim de verificar a sua viabilidade de implementação.

 

Projetos pioneiros que comprovam viabilidade técnica do biogás

 

A empresa é responsável por projetos de implantação, monitoramento e melhorias em sistemas de produção de biogás em doze diferentes localidades, chamadas pela instituição de unidades de demonstração. Elas estão instaladas no Oeste do Paraná e no Uruguai e são ambientes de estudos e comprovação da viabilidade técnica e econômica das aplicações do biogás.

 

São projetos pioneiros - instalados ou em implantação - em amidonarias, pequenas e médias propriedades rurais, cooperativas, granjas e empresas que transformam dejetos de animais ou resíduos industriais em eletricidade, energia térmica e biocombustível, podendo ainda ser utilizado o biofertilizante no processo.

 

Mais informações: https://www.cibiogas.org/

O laboratório do CIBiogás, que analisa o potencial de produção de biogás usando diferentes matérias orgânicas como fonte de energia se tornou - em 2016 - o primeiro laboratório de biogás do Brasil acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) na norma ISO 17025:2005, atendendo critérios exigidos mundialmente.

 

O Laboratório de Biogás foi fundado, em 2011, em Foz do Iguaçu (PR), por meio de parceria entre ITAIPU Binacional, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (Boku), de Viena, na Áustria, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Ele foi criado como uma réplica do Laboratório da Universidade de Boku, reconhecida pela Rede Europeia de Biogás e trabalha, principalmente, no estudo analítico de diferentes biomassas do oeste do Paraná, com foco na produção de biogás. O espaço visa tornar-se referência para a implantação de outros laboratórios de biogás nas diversas regiões do Brasil, atendendo à grande variedade de biomassa de nosso país.

 

Mais informações: https://www.cibiogas.org/

O CIBiogás oferece cursos com o objetivo de capacitar profissionais e estudantes interessados em energias renováveis e compartilhar, nacional e internacionalmente, as pesquisas desenvolvidas pela instituição e seus parceiros. 

 

Conheça os cursos oferecidos pelo CIBiogás: http://cibiogasead.eadbox.com.br/

Estudos específicos para a geração de tecnologia na cadeia do biogás

 

O objetivo do CIBiogás é focar em soluções que gerem energia renovável, principalmente por meio do biogás, de maneira cada vez mais sustentável e responsável. Para isso, a instituição aplica sólidas habilidades científicas e promove conhecimento, com o objetivo de encontrar alternativas de geração de energia cada vez mais eficientes. EsSe esforço tem o objetivo de avançar ainda mais em estudos, ações e informações qualificadas para aumentar a competitividade e sustentabilidade, principalmente, da agropecuária.

 

Projetos em andamento
 

BiogásFert
O projeto tem o objetivo de desenvolver ações que busquem alternativas e soluções tecnológicas para a produção e uso integrados de biogás, biofertilizantes e organominerais, obtidos a partir de dejetos animais da  produção agropecuária. Além de permitir novas contribuições científicas, o projeto definirá estratégias eficientes no desenvolvimento sustentável, com foco na  agricultura de baixo carbono.

Parceiros: ITAIPU Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), Embrapa e universidades.

 

• Eletrosul
Trata-se de um arranjo técnico e comercial para implantar em Itapiranga, no oeste de Santa Catarina, uma central de geração de energia, que será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de suínos. Idealizado pela Eletrosul, o projeto tem o objetivo de replicar em Itapiranga a mesma  lógica do Condomínio Ajuricaba, implantado pelo CIBiogás no oeste do Paraná.

 


• COPEL, Entre Rios do Oeste (PR)
Arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica, a partir do biogás, em propriedades rurais do município de Entre Rios do Oeste (PR).

 


• Eletrobras - CERON
Desenvolvimento de um sistema de conexão de micro geradores com a rede de distribuição de energia elétrica para viabilização de centrais virtuais de energia.