“O papel das startups no cenário econômico em tempos de pandemia” é o tema da primeira live do PTI-BR

Com as restrições ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas viram seus negócios sendo impactados de forma negativa e buscam soluções para adequarem-se às novas necessidades do mercado. Esse será o ponto de partida para a conversa entre os especialistas vão abordar “O papel das startups no cenário econômico em tempos de pandemia”, na primeira live conduzida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que vai ao ar nesta quinta-feira, 21, às 14h.
Estarão presentes o diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, Dr. Faisal Ismail, presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI),Thiago Barroncas, idealizador da EVAH.io e Guilherme Peruzzo, sócio da Brasluper.
A live será transmitida pela página do Parque Tecnológico Itaipu no Facebook: https://www.facebook.com/ptibrasil/.
Case de sucesso
As consequências econômicas da pandemia global causada pela COVID-19 estão sendo sentidas em diferentes setores produtivos e já obrigam as empresas a repensarem seus modelos de negócio.
Neste cenário, as startups podem ser boas aliadas na adaptação e reestruturação de empreendimentos, de acordo com as demandas atuais.
É o caso da EVAH.io, empresa incubada no Parque Tecnológico, que colocou à disposição de empresários locais, sem qualquer custo algum, 25 plataformas de comércio on line. Além de ceder as ferramentas, a empresa também orientou os empreendedores em relação à operação do comércio online e estratégias de atuação no mercado digital.
A iniciativa fez sucesso e mais de 100 pequenas e médias empresas de Foz do Iguaçu e região inscreveram-se na seleção da EVAH.io. Entre as selecionadas está a Brasluper – empresa com atuação no setor de alimentos – que viu suas vendas despencarem após as restrições impostas por conta da pandemia. Com histórico de comercialização tradicional para atacado, a Brasluper entrou para o comércio digital, com a consultoria e apoio da EVAH.io, e passou atender o cliente final. Em pouco tempo, a situação se reverteu e foi preciso até aumentar a equipe para dar conta dos novos consumidores.
Thiago Barroncas, idealizador da EVAH.io, vai comentar esse e outros resultados colhidos durante o período, além de compartilhar sua experiência como parte do ecossistema de empreendedorismo do PTI-BR.
Inovação Corporativa
Ainda durante a transmissão ao vivo, o diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, vai detalhar as atualizações do Edital do Programa de Inovação Corporativa e como empresas podem inscrever suas demandas na proposta.
Na segunda etapa do edital, startups e empreendedores poderão propor soluções para as problemáticas cadastradas pelas empresas de todo território nacional.
Acelera Foz
A atração de grandes empresas e também de novas startups, além do investimento em tecnologias, fazem parte do plano de retomada econômica do Programa Acelera Foz – uma iniciativa que tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, PTI, Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Quem vai compartilhar os impactos desse novo cenário de empreendimentos e aceleração de startups, será o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Dr. Faisal Ismail.