Alunos premiados na FIciencias conhecem projetos do PTI

Alunos premiados na FIciencias conhecem projetos do PTI

01/03/2019

Uma semana de oportunidade para discutir e vivenciar ciência e tecnologia dentro de um grande centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação – o Parque Tecnológico Itaipu (PTI): essa era a programação para quem se destacasse na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) 2018. De segunda-feira, 25, a sexta-feira, 01, o Parque recebeu um grupo de 20 estudantes para essa experiência. 

 

Os premiados na Feira receberam o convite de passar uma semana conhecendo os projetos do PTI e, além de todo o conhecimento obtido, também puderam integrar-se com alunos de diferentes locais. Isso porque entre os vencedores estão alunos do Brasil, do Paraguai e da Argentina. O objetivo do Parque, com a visita dos alunos, foi promover uma semana de vivência para que eles conhecessem de perto os projetos desenvolvidos pelo PTI nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de conhecimento. 

 

A estudante Adauane Klering,  de 16 anos, de San Cristóbal, no Paraguai, considerou a vivência no PTI muito importante para sua formação profissional. “Me sinto muito feliz por aprender tantas coisas aqui no Parque. Em menos de uma semana, nós tivemos acesso a projetos além das engenharias, nós aprendemos muito mais. Saio daqui com novas experiências para minha vida profissional”.

 

O estudante Franco Varela, de 16 anos, de Eldorado, na Argentina, também valorizou a experiência. “Essa é uma oportunidade única e muito além do nosso esperado. Aqui você aprende na prática o funcionamento de muitos projetos ligados à tecnologia e inovação e, também, daqueles que utilizam a engenharia. É um mundo de conhecimentos que, para nós, estudantes, só enriquece”.

 

O Programa Vivência Estudantil é realizado pelo PTI desde 2013 como premiação da Ficiencias, que teve em 2018 realizada a sua sétima edição. Nesse período, o PTI, por meio do Estação Ciências, responsável pela organização da Feira, vem aprimorando os atendimentos educativos a escolas da região com a realização de várias atividades como a formação de professores na metodologia do ensino por investigação e atendimento pedagógicos no PTI.