Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Anúncio oficial do início do Ramadã será nesta sexta-feira, no Polo Astronômico do PTI

Anúncio oficial do início do Ramadã será nesta sexta-feira, no Polo Astronômico do PTI

25/05/2017

É a Lua que determina o início do mês sagrado dos muçulmanos – o Ramadã. A observação do momento exato do fenômeno que marca o evento – quando a Lua Nova pode ser avistada – está prevista para esta sexta-feira (26), no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

 

Este é o terceiro ano consecutivo em que o anúncio do início do Ramadã é feito no Polo. A comunidade árabe da cidade se reúne no local a partir das 17h e aguarda o anúncio oficial do xeique, logo após a Lua Nova ser vista pelo telescópio do Polo. Se a observação for bem-sucedida, o primeiro dia oficial do Ramadã será no sábado (27).

 

O coordenador do Polo, Janer Vilaça explica que, embora seja um evento religioso, o Polo atua somente na parte científica. “Como a Lua é o astro que eles usam para estabelecer o início do Ramadã e nós temos conhecimento sobre isso, vamos auxiliá-los na identificação do contexto científico, que é o movimento da Lua”, diz. Ele lembra ainda que, historicamente, os árabes trouxeram muitas contribuições para o desenvolvimento da Astronomia.

 

Nesta sexta-feira, são esperadas cerca de 40 pessoas da comunidade árabe no Polo. Durante o Ramadã – considerado um período de purificação, os muçulmanos jejuam durante o dia, rezam e celebram a revelação do Corão, o livro sagrado, ao profeta Maomé.