Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Centro Internacional de Hidroinformática oferta cursos de geoprocessamento e geotecnologias

Centro Internacional de Hidroinformática oferta cursos de geoprocessamento e geotecnologias

03/05/2017

Decisões como qual a melhor área para determinado plantio, garantindo, além da produtividade, a preservação dos recursos naturais; ou ainda para a instalação de uma planta fotovoltaica, que faz a captação da energia solar, podem ser tomadas com mais segurança utilizando-se ferramentas de geoprocessamento.

 

Dada a relevância da atividade e um número ainda baixo de profissionais capacitados, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), abre inscrições para  duas turmas do Programa de Capacitação em Geoprocessamento e Geotecnologias Aplicado à Gestão Territorial a partir do dia 10 de maio.

 

O Centro tem 20 vagas para o curso de “Geoprocessamento com QGIS”, que será de 23 a 25 de maio, e 20 vagas para “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver”, que acontece nos dias 22 e 23 de junho. Esses cursos são voltados a profissionais que atuam na área de Gestão Territorial e Gestão de Recursos Hídricos, e também a acadêmicos e pesquisadores que utilizam ferramentas de geoprocessamento para análise de variáveis ambientais.

 

QGIS, PostgreSQL e PostGIS são softwares livres usados para o armazenamento, processamento e a análise de dados georreferenciados. Esse conjunto de ferramentas permitem análises precisas e ágeis das informações para a tomada de decisões em uma região.

 

Diante de um cenário em que faltam profissionais capacitados e existe uma carência de gestores dos setores público e privado por pessoas com habilidades para processar dados geográficos, o CIH realiza capacitações desde 2007, não só no Brasil como no exterior. Só no ano passado, foram atendidos com cursos 19 países da América Latina e do Caribe.

 

Neste ano, o Centro dá início a um Programa de Capacitação que terá um módulo básico em cada uma de duas linhas: Geoprocessamento e Geotecnologias. Em um segundo momento, serão ofertados módulos avançados que terão como requisito o domínio do assunto tratado nos módulos básicos.

 

CERTIFICAÇÃO DA UNESCO

 

Em 2016, o CIH obteve a chancela como Centro de Categoria 2 da Rede do Programa Hidrológico Internacional da Unesco (PHI-Unesco), e passou a integrar a rede mundial de centros especializados e credenciados pela Unesco. O Programa de Capacitação é parte do compromisso do CIH com essa rede, e todos os certificados emitidos receberão o selo PHI-Unesco.

 

PRÓXIMOS ANOS

 

O programa de capacitação do CIH terá continuidade nos próximos anos. Para 2018 e 2019 estão previstos outros cursos nas temáticas de geoprocessamento e tecnologia da informação aplicados à gestão territorial. O cronograma do Centro é estabelecido com base na demanda do território.

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições para os cursos ofertados pelo CIH podem ser feitas entre os dias 10 e 19 de maio pelo site www.pti.org.br/cih/capacitacoes. O valor de cada módulo é de R$ 350 (não estudantes) e R$ 175 (estudantes). Mais informações pelo telefone: 3576-7012.