Cineteatro do PTI recebe espetáculo de fandango caiçara

Cineteatro do PTI recebe espetáculo de fandango caiçara

26/06/2019

Mais do que uma expressão cultural e artística, o fandango caiçara é parte da história dos litorais do Paraná e de São Paulo, e também uma forma de as comunidades caiçaras reiterarem suas identidades.  O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), junto ao Sesi e à Fundação Cultural de Foz, trazem essa cultura popular para o Cineteatro dos Barrageiros do PTI na quinta-feira, 4, às 20h.

 

O espetáculo “Amanhece. Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara” é uma parceria entre Aorelio Domingues e Cleiton Prado, que fazem uma mescla sonora das influências do fandango paulista, como os ponteios de machete e os andamentos mais acelerados das marcas, e o caráter de protesto intrínseco a boa parte das composições que resultaram dessa união.

 

Outro aspecto interessante dessa parceria, que sai um pouco da linha do fandango “tradicional”, é o baixo elétrico nas modas bailadas e acústico nas marcas batidas, tanto nas modas tradicionais quanto em composições inéditas. 

 

O espetáculo é gratuito e aberto ao público de todas as idades. Para aqueles que quiserem colaborar com o chamado “ingresso social”, serão arrecadados alimentos não perecíveis no dia do espetáculo, que serão doados a entidade beneficente de Foz do Iguaçu. Serão disponibilizados ônibus do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu ao Cineteatro dos Barrageiros a partir das 18h30 até às 19h45.

 

Interessados em assistir ao espetáculo podem se inscrever pelo link: https://webforms.pti.org.br/Amanhece

 

Oficina

 

Antes do espetáculo, Aorelio Domingues ministra uma oficina no dia 4 das 15h às 17h sobre “O tamanqueado do fandango caiçara”. O batido do tamanco faz parte da música caiçara e a iniciativa tem como objetivo levar a coreografia do fandango para todo o Paraná, a fim de que se apropriem dessa cultura legítima do Estado.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/13hBYgsZ2JJM6xyHqWj8VLFs6syZW87_2GcVPq43dQq0/edit. Mais informações sobre a oficina pelo e-mail pelo fundacaoculturalfoz@hotmail.com ou pelo telefone (45) 3521-1511.