Colaboradores do PTI recebem certificação internacional em gerenciamento ágil

Colaboradores do PTI recebem certificação internacional em gerenciamento ágil

26/09/2019

Após meses de estudos, leituras e simulados, 18 colaboradores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e um da Itaipu conquistaram, na última semana, uma das mais importantes certificações internacionais da área de Gerenciamento de Projetos: a “Agile Scrum Foundation (ASF)”, concedida por meio da empresa certificadora EXIN.
        
A certificação deve ser uma grande aliada na execução das ações que integram os mais de 90 projetos que estão em andamento no PTI, dentro de áreas como pesquisa, tecnologia e inovação. "As metodologias ágeis de gerenciamento de projetos fazam parte de uma tendência natural e têm sido cada vez mais importantes para o sucesso de empresas dinâmicas que desejam ser inovadoras. Esse é o caso do PTI. Essa certificação é mais uma etapa no processo de preparação da nossa equipe para os desafios que estão por vir", destacou o diretor técnico do PTI, Rafael José Deitos.
       
As avaliações foram realizadas online - com a aprovação dos participantes que conseguiram ao menos 65% de acertos nas questões - mas como preparação o PTI – por meio do Polo de Inovação e Potencialização do Conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPTIC) e o Escritório de Projetos - promoveu dois workshops sobre o tema, ministrados pelos profissionais de gerenciamento de projetos Vitor Massari e Fábio Cruz. 
    
De acordo com Mateus Schindler, do Escritório de Projetos do PTI, “com a aplicação dessa metodologia o Parque Tecnológico tende a ter equipes autogerenciáveis, com maior comprometimento e motivação”. Entre as principais características da certificação ASF estão a agilidade, interatividade, com maior envolvimento e comprometimento das pessoas; iteratividade, com a atuação contínua em várias frentes, possibilitando que os clientes ou demandantes dos projetos possam acompanhar os processos em vez de apenas avaliar o resultado; flexibilidade e transparência elevada.
   
Os profissionais certificados atuam em diversos programas e projetos do PTI, como o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), o Laboratório de Simulação e Automação em Sistemas Elétricos (Lasse), o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape²), o Escritório de Projetos, o Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), o Smart Mobi, o PPTIC e área de Infraestrutura.