Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Comitiva da Sanepar visita o PTI e sinaliza interesse em estabelecer parcerias

Comitiva da Sanepar visita o PTI e sinaliza interesse em estabelecer parcerias

28/02/2020

A busca por soluções tecnológicas inovadoras voltadas para atualização e melhorias do setor, trouxe uma comitiva da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), na tarde da última quinta-feira, 27. Entre os temas de interesse da empresa estão as questões relacionadas à água, energia, saneamento, segurança de infraestruturas e até a elaboração de um Plano de Segurança Hídrica – que comporte todas essas temáticas. 

 

De acordo com o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, o ecossistema do Parque Tecnológico oferece uma série de iniciativas com potencial de agregar valor ao trabalho desenvolvido pela Sanepar em todo o Paraná, principalmente no que diz respeito à eficiência operacional e à qualidade e quantidade de água disponibilizada.

 

Outra preocupação refere-se à segurança das estruturas físicas dos barramentos de armazenamento de água. Nesse sentido, foi apresentada a atuação do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, o Ceasb, no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e inspeção de barragens e que possuem aderência às necessidades apresentadas pela Sanepar, conforme relata a gerente de recursos hídricos da empresa, Ester Assis Mendes.

 

Ainda de acordo com Gustavo, as inovações tecnológicas são uma importante aposta da Sanepar para perenizar o seu modelo de negócios e garantir a qualidade dos seus serviços. Por isso, a aproximação com centros tecnológicos é uma ação estratégica e “o PTI tem se destacado pela experiência no desenvolvimento de projetos de inovação em diferentes áreas do conhecimento e que podem ser adaptados e aplicados pela companhia, trazendo benefícios para a sociedade paranaense”, reafirmou. 

 

O encontro é resultado das tratativas iniciadas no estande do PTI durante o Show Rural 2020, que aconteceu entre os dias 03 e 07 de fevereiro, em Cascavel. Após a sinalização de interesse por parte da Sanepar em estabelecer parcerias, será elaborada uma proposta de trabalho conjunto.

 

Segundo o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, Rodrigo Regis de Almeida, a aproximação com a Sanepar reitera as competências do Parque que podem ser aplicadas em prol do desenvolvimento social, em especial da sociedade paranaense. 

 

Rodrigo destacou ainda o papel do PTI como um propulsor de um ambiente de inovação no Estado, demonstrando que o oeste do Paraná possui competências estabelecidas que podem ser difundidas em esfera nacional. 

 

“Celebrar essa aproximação com a Sanepar – uma empresa que é reconhecida nacionalmente como uma das mais confiáveis e produtivas no setor de saneamento – é motivo de orgulho. Mostra que temos pessoas capacitadas e estrutura para grandes projetos”, explicou.

 

Além de Gustavo e Ester, a comitiva contou com a presença de Raul Marcon e  Arnaldo Rech, ambos profissionais da gerência de recursos hídricos.

 

No período da manhã, o grupo conheceu in-loco a aplicação do sistema de monitoramento de barragens do Ceasb na Usina hidrelétrica de Itaipu. No PTI, foram apresentadas as iniciativas do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT).