Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Complexo Turístico Itaipu ultrapassa marca histórica e bate recorde de visitação

Complexo Turístico Itaipu ultrapassa marca histórica e bate recorde de visitação

30/12/2019

Cinco dias depois de chegar à marca de 1 milhão de visitantes no feriado de Natal, a usina de Itaipu superou o próprio recorde anual do turismo na tarde desta segunda-feira (30). O casal Daniel Aquino e Creusa Helena D’Antona de Sousa, de Manaus (AM), entrou para a história do Complexo Turístico Itaipu (CTI) ao se tornarem os visitantes número 1,025 milhão. A marca histórica ultrapassa o número de 1.024.549 visitantes registrado em 2018.

 

A previsão, é que até o final de 2019, serão mais de 1,030 milhão de turistas registrados desde o início de janeiro.

 

Para comemorar a conquista, foi realizada uma cerimonia no Mirante Central da usina, que contou com a presença do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, representantes da Itaipu margem direita (Paraguai), o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, além de autoridades do setor turístico municipal.

 

Esta é a primeira vez que o casal visita a hidrelétrica. “Não imaginava fazer parte de um momento tão importante”, comentou Daniel, que atua como professor, durante a solenidade.

 

Já a dentista Creusa Helena D’Antona de Sousa, comprou as passagens com destino a Foz há poucos dias. “A viagem foi de última hora, mas ficará eternizada na memória”, explicou.

 

 

O general Joaquim Silva e Luna, destacou a importância da binacionalidade da usina para a realização do feito – já que o resultado considera as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia da usina. Ainda de acordo com Silva e Luna, o turismo é uma das principais atividades econômicas regionais, gerando renda e empregos para os moradores. “Foz do Iguaçu e região têm vocação para o turismo e o crescimento desta atividade econômica gera benefícios para toda a sociedade”, frisou o general.

 

Modelo de Gestão

 

Desde 2007, o Parque Tecnológico Itaipu administra o Complexo Turístico Itaipu por meio de um modelo inovador de gestão turística com foco na sustentabilidade. Os recursos arrecadados com a atividade turística viabilizam a operação do CTI, outra parte é destinada ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região, a fim de manter o Destino Iguaçu em alta.

 

O restante do recurso é destinado ao Fundo Tecnológico, administrado pelo PTI, que mantém ações voltadas para ciência, tecnologia e pesquisas que resultam em inovações e trazem inúmeros benefícios para região.

 

Para os próximos anos estão previstos diversos investimentos nos atrativos da usina, entre eles um um cronograma de revitalizações que será implementado ainda em 2020.

 

Segundo o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, as ações devem começar com melhorias no Mirante Central e no Mirante do Vertedouro. “Vamos iniciar com esses dois atrativos e seguir com as restaurações sempre com foco em proporcionar a melhor experiência ao nossos visitantes”, detalhou Garrido.

 

Homenagem

 

 

Ainda no evento, foram homenageados os funcionários que atuam diretamente no Complexo Turístico Itaipu. Quem representou a equipe foi o o ex-barrageiro e atualmente um dos responsáveis por receber os turistas na usina, Faustino Morais da Cruz.

 

Faustino atuou por 17 anos durante a construção da hidrelétrica e há três anos, compartilha sua experiência e suas memórias com os visitantes.

 

Não deixe de conferir nossa web série especial sobre o Turismo Itaipu: