Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Diretor do Parque Tecnológico aponta tecnologia e inovação como fatores para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu

Diretor do Parque Tecnológico aponta tecnologia e inovação como fatores para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu

02/05/2020

O diretor de Inovação e Negócios do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Régis de Almeida Galvão, participou de um bate-papo na manhã deste sábado, 02, com o tema “Como a inovação e a tecnologia irão impulsionar o turismo em Foz pós pandemia”.

 

O Loumar Live foi transmitido pelas redes sociais da Loumar Turismo e contou também com a presença do presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi), Faisal Ismail, do CEO da Loumar, Marcelo Valente, e de Rodrigo Ciavaglia e Garon Piceli, também da Loumar.

 

Régis destacou que o potencial da cidade – que possui uma sociedade civil organizada, universidades e um Parque Tecnológico – somado aos investimentos em obras estruturantes que vêm sendo feitos pela Itaipu Binacional – como a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, a Perimetral Leste e a reforma no Aeroporto -, dão condições para que Foz do Iguaçu acelere ainda mais em prol do desenvolvimento econômico.

 

Estes fatores, segundo ele, não somente dão força à atividade turística, vocação natural de Foz do Iguaçu, como possibilitam a atração de novas empresas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de tecnologias, diversificando a economia e gerando novos empregos e renda. 

 

O PTI, em parceria com a Itaipu e outros atores como a Acifi, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz) e o Programa Oeste em Desenvolvimento, vem trabalhando em um plano para a retomada econômica da cidade. 

 

“As ações que estamos propondo são voltadas para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, assim como está sendo feito pela gestão de Itaipu, com os investimentos que estão sendo feitos na cidade”, disse.

 

O presidente da Acifi comentou que, para o planejamento desta retomada e do próprio desenvolvimento de Foz, é necessário o envolvimento e a integração de todos os setores da iniciativa privada.   

 

O diretor de Inovação e Negócios do Parque Tecnológico afirmou que é importante estabelecer um modelo de governança em que a iniciativa privada e os setores públicos estejam unidos em prol de um propósito maior, que seria o desenvolvimento da cidade. 

 

O CEO da Loumar levantou o questionamento de como profissionais da área de turismo e pequenos empresários de Foz do Iguaçu estariam inseridos nesta transformação de Foz do Iguaçu para uma cidade de inovação e empreendedorismo. 

 

De acordo com Régis, em conjunto com a Acifi e outros atores, o Parque Tecnológico está identificando as demandas dos diversos setores, a fim de criar um mecanismo que faça a conexão entre as universidades e as empresas, para que sejam propostas soluções para os desafios enfrentados. 

 

A proposta do Parque Tecnológico para o impulsionamento da economia e do turismo envolve também, segundo Régis, o investimento em tecnologias, como a Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes, com soluções para a melhoria da qualidade de vida da população, mas que também serão atrativos para os visitantes da cidade.

 

 

Clique aqui e confira a Loumar Live completa!