Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Empoderamento feminino é tema de projeto da FIciencias 2020

Empoderamento feminino é tema de projeto da FIciencias 2020

08/12/2020

A estudante Caroline Bavati de Campos, de 17 anos, uniu pesquisa científica, tecnologia e um talento artístico pessoal no projeto apresentado na 9ª edição da Feira da Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). Ela criou o "Girls Power", um blog sobre feminismo e empoderamento feminino, com ilustrações autorais do tema.

 

A proposta da aluna da Escola Estadual Monteiro Lobato, de Sertanópolis, Paraná, é, por meio das mídias digitais, valorizar a atuação das mulheres nas mais variadas esferas sociais. O blog traz conteúdos variados sobre o tema e o retrato, com texto e desenho, da história de importantes protagonistas do empoderamento feminino, como a cientista Marie Curie e a economista Ellen Johnson Sirleaf. A FIciencias, evento promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, teve início na segunda-feira, 7, e se estende até sexta-feira, 11, de forma totalmente virtual.

 

A professora Francislene Sabaini Ramos Salmen, orientadora do projeto, conta que a ideia inicial era fazer um livro com ilustrações e a biografia de personalidades femininas que se destacaram ao longo da história. Devido à pandemia e à necessidade de fazer a orientação de forma remota, elas optaram por fazer um blog. "A tecnologia digital vêm sendo utilizada por movimento e associações como forma de informação e formação, e assim atingiríamos um número maior de pessoas", afirma.

 

O desenvolvimento do projeto, para Caroline, proporcionou experiências "incríveis". "Desde nova eu tinha muita curiosidade e vontade de aprender sobre o feminismo, e transmitir essa mensagem para o mundo". A estudante diz que pretende dar continuidade ao blog. "Espero evoluir cada vez mais neste trabalho e realizar diversas atualizações, trazendo cada vez mais informação e conhecimento para usuários e seguidores".

 

Não é a primeira vez que Caroline participa da FIciencias. Em 2018, ela foi premiada com o AstroQuiz, um aplicativo pedagógico, interativo e multidisciplinar de astronomia para alunos da Educação Básica. De acordo com a aluna, participar do evento "foi uma experiência única. Encontrar pessoas de diversos lugares, fazer novas amizades, transmitir suas ideias e apresentar minha visão do mundo me fez crescer muito como estudante e como pessoa".

 


Blog tem ilustrações de personalidades emblemáticas do empoderamento feminino feitas pela estudante de Serranópolis.

 

A professora Francislene disse que a FIciencias já está no calendário anual da escola, que este ano teve três projetos selecionados. "Nós torcemos para ser aprovados como finalistas e este ano não foi diferente. Mesmo na modalidade virtual fizemos questão de participar", ressalta.

 

O blog de Caroline está disponível no link: https://carolinebavati3011.wixsite.com/website/. O projeto foi um dos sete selecionados na área de Ciências Sociais Aplicadas.

 

FIciencias 2020
 

Ao todo, foram escolhidos na 9ª edição da Feira mais de 50 trabalhos de estudantes do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnica ou cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes.

 

Os projetos podem ser visualizados em playlists divididas por áreas do conhecimento no Youtube da FIciencias (https://www.youtube.com/FIcienciasFeira). Entre segunda e quinta-feira, eles serão avaliados pelas comissões técnica e científica do evento, composta por representantes do PTI e de instituições do ensino superior. A divulgação dos melhores trabalhos, que serão premiados, será na sexta-feira, às 14h.