Empresas incubadas no Parque Tecnológico prospectam novos negócios no Show Rural

Os cinco dias de Show Rural Coopavel, em Cascavel, foram muito bem aproveitados pela empresas incubadas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Além de expor os produtos e serviços no estande do PTI, os empreendedores também tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios para potenciais investidores e reuniram-se com outros empresários.
Oito startups incubadas participaram da feira, que se estendeu de segunda, 3, a sexta-feira, 7. O destaque ficou com a assinatura de contrato entre a Stac e a cooperativa Copagril, mas as demais empresas também puderam prospectar negócios no estande do Parque Tecnológico, pelo qual passaram milhares de visitantes, e nos “pitches” (apresentações rápidas) em diferentes eventos da programação do Show Rural.
Na quarta-feira, 7, a Stac, incubada no PTI há três anos, assinou contrato com a Copagril para o fornecimento de tecnologia para monitoramento de três aviários em uma propriedade modelo. Se a solução da startup for validada pela cooperativa, poderá ser disponibilizada a seus mais de 5.300 associados.
No total, as incubadas participaram de 12 pitches durante o Show Rural: no Iguassu Valley Connect Show – primeiro Fórum de Inovação Aberta do Show Rural Digital; no Pitch Day da Companhia de Informática do Paraná (Celepar); e nas apresentações organizadas pela 100 Open Startups.
Durante a feira, as startups incubadas no PTI ainda fizeram reuniões para mostrar os produtos e serviços que oferecem, especialmente aqueles voltados ao agronegócio. A Brexbit, que possui expertise para otimizar processos do agronegócio utilizando a tecnologia da blockchain, banco de dados descentralizado e criptografado, estreitou relações com a Celepar. A empresa demonstrou interesse no sistema desenvolvido pela incubada para rastreabilidade da carga animal.
A equipe do Programa de Desenvolvimento de Negócios também reuniu-se com instituições a fim de divulgar as soluções desenvolvidas pelo Parque Tecnológico.
Inscrições abertas para novo edital de incubação
Atualmente, a Incubadora do Parque Tecnológico tem 13 empresas incubadas e duas condôminas. Essas startups recebem suporte e mentoria dos profissionais do PTI, e contam com uma estrutura que envolve coworking, sala de design thinking, laboratório de prototipação, além de toda a estrutura do próprio Parque.
Durante o Show Rural, foram abertas as inscrições do novo edital de incubação do PTI. A proposta, desta vez, é aliar demandas de empresas de médio e grande porte do Paraná a empreendedores e startups dispostos a propor soluções.
O edital é dividido em duas etapas. Na primeira fase, serão recebidas demandas de empresas paranaenses, nas linhas de atuação do PTI: Agronegócio, Energia, Turismo e Cidades, e Segurança de Infraestruturas Críticas. Na segunda fase, empreendedores e startups irão propor soluções para as demandas enviadas. A Incubadora do Parque Tecnológico vai selecionar 48 propostas, que receberão uma bolsa-auxílio para o desenvolvimento de um protótipo, em um período de dois meses.
Os protótipos serão avaliados pelas empresas demandantes e os oito projetos com maior pontuação entrarão para a incubação no PTI para o desenvolvimento do produto, em um prazo de até doze meses.
Para conferir o edital completo, acesse o link: https://pti.org.br/incubadorasantosdumont.