Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Engenheiros do PTI conquistam certificação internacional na área de automação

Engenheiros do PTI conquistam certificação internacional na área de automação

13/04/2020

Quatro engenheiros do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) receberam na última semana o resultado da certificação da National Instruments, companhia norte-americana com operações diretas em 41 países. Eles se juntam a um pequeno número de profissionais brasileiros que possuem este reconhecimento, o qual demonstra um nível de excelência no desenvolvimento de sistemas de automação industrial. 

 

Em março, parte da equipe do Lasse participou de um treinamento da National Instruments e, ao final, realizaram uma prova das certificações LabVIEW Architect (CLA) e LabVIEW Developer (CLD), referentes ao nível de reconhecimento em relação ao software de engenharia de sistemas desenvolvido pela empresa, usado para aplicações de automação, teste, medição e controle. 

 

Nesta semana, conforme o gerente do Lasse, Rodrigo Bueno Otto, foram recebidos os resultados e quatro engenheiros foram certificados: dois em LabVIEW Developer e dois em LabVIEW Architect, um nível mais avançado na utilização do sistema. Segundo informações da National Instruments, em todo o Brasil, existem 38 CLD, dos quais quatro atuam no Lasse, e 15 CLA, dos quais dois são do laboratório do Parque Tecnológico. 

 

"Essas certificações em LabVIEW são uma forma de reconhecimento de que os profissionais estão bem preparados para o desenvolvimento dos projetos em automação, mais do que isso, estão com um nível de excelência e reconhecimento internacional perante toda a comunidade", destaca Otto. 

 

O PTI e a National Instruments firmaram parceria através de um termo de cooperação em 2017, com o propósito de promover o acesso às novas tecnologias da empresa norte-americana. Entre as entregas realizadas pelo Parque Tecnológico que utilizam tecnologias da empresa, se destacam o Sistema de Monitoramento de Transformadores e o Sistema de Monitoramento Remoto de Motores, projetos desenvolvidos pelo Lasse para atender a demandas da Itaipu Binacional.

 

A intenção é que o conhecimento adquirido nas capacitações da National Instruments sejam aplicados aos produtos e serviços desenvolvidos no laboratório, especialmente no aumento da produtividade para os sistemas desenvolvidos nas áreas de energia e industrial.

 

Sobre a National Instruments

 

A National Instruments (NI) é uma companhia americana com operações diretas em 41 países, fundada em de 1976 no Texas, Estados Unidos. É uma produtora equipamentos de testes automatizados e softwares de instrumentação virtual. Seus softwares incluem o LabVIEW, que é um ambiente programação em linguagem gráfica, o e LabWindows/CVI, ferramenta de programação em linguagem C, padrões comuns na automação industrial.