Engenheiros do PTI recebem certificação internacional na área de automação

Engenheiros do PTI recebem certificação internacional na área de automação

31/07/2019

Dois engenheiros do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) conquistaram uma das certificações mais importantes do segmento da programação. Felipe Pinheiro Silva e Carlos Henrique Szollosi, do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), receberam a Certificação de Desenvolvedores LabVIEW da National Instruments, companhia norte-americana com atuação direta em 41 países.

 

O reconhecimento valida a capacidade de projetar e desenvolver programas funcionais em LabVIEW, software de engenharia de sistemas criado para aplicações de teste, medição e controle. O sistema oferece uma abordagem de programação gráfica que auxilia a visualização de cada aspecto da aplicação de engenharia. Para o PTI, a certificação torna a instituição mais competitiva para o mercado.

 

De acordo com o gerente do Lasse, Rodrigo Bueno Otto, além de indicar a capacidade dos profissionais, a certificação minimiza o tempo de desenvolvimento e assegura a manutenção dos programas através da adoção de documentação e estilos de programação adequados.

 

"Para o PTI, ter em sua equipe desenvolvedores certificados em LabVIEW é uma forma de comprovar para os nossos clientes que possuímos as habilidades e conhecimentos validados pela National Instruments e, com isso, estabelecer mais credibilidade e referência no mercado”, acrescenta.

 

Engenheiros do Parque certificados pela National Instruments, ao lado dos representantes da empresa no Brasil

 

O PTI e a National Instruments firmaram parceria através de um termo de cooperação em 2017, com o propósito de promover o acesso às novas tecnologias da National Instruments. Entre as entregas realizadas pelo Parque Tecnológico que utilizam tecnologias da empresa, se destacam o Sistema de Monitoramento de Transformadores e o Sistema de Monitoramento Remoto de Motores, projetos desenvolvidos pelo Lasse para atender a demandas da Itaipu Binacional.

 

Conforme Otto, quando as iniciativas para a Itaipu foram iniciados, em 2012, o Lasse já utilizava os produtos da NI, mesmo antes da assinatura do termo de cooperação.

 

André Dias de Oliveira, gerente regional de vendas Brasil, da National Instruments, ressaltou que a parceria entre o Parque Tecnológico e a empresa valida o compromisso de ambas instituições. “A NI quer acelerar e aumentar a produção de inovações e o PTI, sendo um centro de excelência técnico e de pesquisa, torna possível o alinhamento das expertises para alcançarmos cada vez mais desafios”, disse.

 

Sobre a National Instruments

 

A National Instruments (NI) é uma companhia americana com operações diretas em 41 países, fundada em de 1976 no Texas, Estados Unidos. É uma produtora equipamentos de testes automatizados e softwares de instrumentação virtual. Seus softwares incluem o LabVIEW que é um ambiente programação em linguagem gráfica, e LabWindows/CVI, ferramenta de programação em linguagem C, padrões comuns na automação industrial.