Estrutura Organizacional

Na estrutura organizacional, concebida pela Fundação PTI, as diretorias, áreas funcionais e assessorias estão voltadas para o apoio conjunto aos projetos desenvolvidos no Parque. Os órgãos de administração que compõem a base da estrutura organizacional são: o Conselho Diretor, o Conselho de Curadores e o Conselho Fiscal.
 
 
Conselho Diretor

 

Eduardo Castanheira Garrido Alves - Diretor Superintendente
 

O general Eduardo Castanheira Garrido Alves ingressou no exército em 1975 pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo. Possui bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1978-1981), especialização em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Rio de Janeiro (1989-1990), Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1991), Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1994-1996) e MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2010). 
Foi gestor dos setores de Alimentação, Materiais, Licitações e Financeiro do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea, entre 1982 e 1985. Em 1986, gerenciou os setores de Alimentação, Materiais, Licitações e Financeiro do Depósito Regional de Material de Intendência da 1ª Região Militar. Comandou a 1ª Companhia Depósito de Material de Intendência da 1ª Região Militar, em 1987. Participou da implantação da Aviação do Exército pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército e da Base de Aviação do Exército. Entre 1992 e 1994, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras. Comandou o 11º Depósito de Suprimento entre 2006 e 2007. De 2008 a 2011 foi chefe da Seção de Planejamento e Execução do Orçamento do Exército na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. Em março de 2012 foi promovido ao generalato e assumiu a chefia da Assessoria Especial de Orçamento e Finanças do Exército Brasileiro. Em 2015, assumiu a 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. Desde março de 2017 atuava no Ministério da Defesa, a qual deixa o cargo de Assessor Especial do Ministro da Defesa para assumir a diretoria do Parque Tecnológico Itaipu.

 

Flaviano da Costa Masnik - Diretor Administrativo-Financeiro 

 

Graduado em Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1995), Flaviano da Costa Masnik é pós-graduado em Finanças pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE) (2002), pós-graduado em Lean Six Sigma pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2013) e cursa o MBA Executivo em Administração do Setor Elétrico desde outubro de 2018. 
Entre os cargos que Masnik ocupou estão o de coordenador de seguros (2004-2006) da HSBC Seguros S.A., gerente de serviços da HSBC Vida e Previdência S.A. e gerente de operações da HSBC Bank Brasil S.A. (2008-2011). 
Desde 2011, Masnik atua como administrador na Diretoria Financeira da Itaipu Binacional. Ele também é membro eleito do Comitê de Investimento da Fundação Itaipu Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra) (abril/2018 a março/2021), coordena o Escritório de Projetos (PMO) da Diretoria Financeira desde 2018, é gestor de aplicativo SAP – Business Intelligence 2016 e representa a Superintendência de Administração Financeira no Escritório de Processo da Diretoria Financeira desde 2013. 
 

Rafael José Deitos - Diretor Técnico

 

 Graduado em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2006), Deitos é mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC (2009) e cursa o MBA Executivo em Administração: Negócios do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas. 
Foi pesquisador pela SAP AG Alemanha, em Karlsruhe (BW) (2008-2009) e pela SAP Labs EUA, em Palo Alto (CA) (2009). Deitos atuou como desenvolvedor especialista da SAP Labs Brasil, em São Leopoldo (RS) e como professor da Faculdade Anglo-Americano, em Foz do Iguaçu (2011-2014). Desde agosto de 2010 integra a equipe de Suporte a Sistemas Digitais da Superintendência de Operação da Itaipu Binacional. 

 
 
Conselho de Curadores

 
Delibera sobre todos os assuntos relativos ao estatuto e ao planejamento estratégico da Fundação PTI. 
 
 

Titulares

 

Alcione Benacchio – IFPR

Aldry Lucena – Itaipu Binacional

André Luiz Jordão - Itaipu Binacional

Augusto Cesar Stein – Sebrae

Francisco Ronald Rocha Fernandes – Itaipu Binacional 

Jorge Henn - Itaipu Binacional

Ney Patricio da Costa – Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

 

 

 
Suplentes
 

Flávio Lucio Alves Pedrosa - IFPR

Flúvio Ricardo Nascimento – Itaipu Binacional

Luiz Marcelo Padilha – Sebrae

Marcio Massakiti Kubo - Itaipu Binacional 

Osli de Souza Machado – Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

 

 
 
 
Conselho Fiscal
 
Delibera sobre todos os assuntos contábeis relacionados à Fundação PTI.
 
Titulares
 
Rodrigo Augusto Kusiak (Itaipu)
João Carlos Zanatta (Itaipu)
Alberto Dias Viana (Itaipu)
 
Suplentes
 
Caio Nór Güttler (Itaipu)
Francieli Camila Tognon Tonelli (Itaipu)
 
 
Organograma
 

 
Conheça a Estrutura Organizacional do PTI