Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Estudante paraguaia desenvolve lavatório automático de baixo custo

Estudante paraguaia desenvolve lavatório automático de baixo custo

09/12/2020

A aluna Fiorella Margarita Zárate Roa, de 13 anos, do Colégio Santa Cecilia, da cidade de San Cristóbal, do Paraguai, desenvolveu um lavatório automático, utilizando materiais reciclados e energia solar. O projeto está sendo apresentado e avaliado na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias 2020), que ocorre até o dia 11 de dezembro.

 

O protótipo foi feito com materiais reciclados: os pneus dão origem a estrutura e o plástico a pia. Para o encanamento foram usadas sobras de tubos de PVC, mangueiras e módulos de automação, para economizar água.

 

O professor Julio César Zárate Bogado, que orientou o trabalho, explicou que o lavatório é um protótipo que foi instalado inicialmente no colégio para avaliar o desempenho do seu funcionamento. “A ideia é implementá-lo em locais onde as pessoas vão, como supermercados, farmácias, etc. As autoridades do nosso país (Ministério da Saúde) recomendam nos seus protocolos (Covid-19) a lavagem frequente das mãos como medida preventiva. Além disso, os casos de dengue que estão aumentando. Por esse motivo, os pneus usados são utilizados, pois são criadouros em potencial do Aedes aegypti”, explicou.

 

A ideia tem grande potencial de replicação em outras localidades já que possui baixo custo. “Foram utilizados no protótipo materiais reciclados ou de baixo custo, ele pode ser utilizado tanto com energia solar quanto com energia da rede elétrica convencional”, disse o professor e orientador.

 

 

Evento

A FIciencias é um espaço para alunos de diversas escolas do Paraná e de Santa Catarina, no Brasil, da Argentina e do Paraguai, apresentarem seus projetos criativos e inovadores, com base no conhecimento científico.

 

O evento é um espaço de integração e de troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário. Este ano, excepcionalmente, o evento é 100% online.