Estudantes aprendem Astronomia no PTI em três roteiros pedagógicos

Estudantes aprendem Astronomia no PTI em três roteiros pedagógicos

30/08/2019

Em duas horas no Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), alunos da rede pública ou privada têm a resposta para perguntas como: “de onde vêm o dia e a noite?”, “o que o arco-íris, o Sol e Newton têm em comum?, ou “qual o papel da Terra no universo?”. O atendimento pedagógico das escolas foi retomado no início de agosto e, até esta quarta-feira (28), mais de 20 instituições já tinham agendado a visita. 

 

Os roteiros pedagógicos são adequados conforme a idade dos alunos, e os conceitos trabalhados estão presentes no dia a dia das crianças. No Polo, são atendidos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II de escolas de Foz do Iguaçu e região. As atividades pedagógicas no Polo Astronômico serão encerradas na última semana de novembro deste ano.

 

A organização e realização desses atendimentos é feita pela equipe de Educação do Parque Tecnológico, que também executa roteiros no Estação Ciências. O objetivo da iniciativa é que atividades investigativas sejam desenvolvidas em um espaço não formal de educação, contribuindo para o ensino-aprendizagem de forma mais ativa e experimental.

 

Três temas são abordados nos roteiros do Polo Astronômico: “ De onde vêm o dia e a noite?”, em que alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I podem observar e distinguir as diferentes características do dia e da noite; “Luz Solar”, para alunos do 4º e 6º ano do Ensino Fundamental II; e “Onde Moramos?”, em que os estudantes descobrem as características dos astros do Sistema Solar e o papel da Terra no universo. 

 

Para atendimentos pedagógicos as instituições interessadas podem entrar em contato via e-mail no ciencia@pti.org.br ou pelos telefones (45) 3576-7172 ou (45) 3576-7203.

 

Turismo

 

Não são só as crianças que podem conhecer a estrutura do Polo, que reúne planetário, observatório e outros materiais que despertam o interesse para a Astronomia. O Polo Astronômico integra os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, em um roteiro de 2h30 de duração. Mais informações e agendamentos do passeio podem ser obtidos no site do Turismo Itaipu: https://www.turismoitaipu.com.br/