Executivos de diversos países visitam Itaipu e o PTI

Executivos de diversos países visitam Itaipu e o PTI

21/02/2017

Executivos de diferentes países, que fazem parte do Young Presidents Organization (YPO), fizeram questão de escolher Foz do Iguaçu como um dos destinos no Brasil. “Dada a combinação da beleza das Cataratas, mas também, obviamente, a pujança e a importância da Itaipu Binacional, que é impressionante para qualquer cidadão de qualquer país”, explicou o presidente-executivo do Bank Of America Merril Lynch, Rodrigo Xavier.  O grupo almoçou no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nesta quarta-feira (21) e conheceu um pouco sobre a hidrelétrica e o Parque.

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, desejou boas vindas aos visitantes e falou sobre a importância da hidrelétrica, que atualmente está no auge da produção e produtividade, após retomar em 2016 o título de líder mundial em geração de energia elétrica e encerrar o ano com produção de 103,09 milhões de megawatts-hora. “Nós trabalhamos em um processo de transformar Itaipu em uma empresa cidadã, que se preocupa em transformar o território onde ela está instalada”, afirmou Samek.

 

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Sotuyo, apresentou ao grupo a proposta do PTI: no espaço onde funcionavam os antigos alojamentos dos barrageiros na época da construção da hidrelétrica, hoje estão instaladas universidades, e se unem instituições públicas e privadas para promover soluções tanto que atendem a mantenedora – Itaipu Binacional -, quanto voltadas ao desenvolvimento territorial. Para isso, são desenvolvidas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, educação e inovação e negócios.

 

O presidente-executivo do Bank Of America Merril Lynch comentou que conhecia a usina de Itaipu, mas nunca tinha vindo ao PTI. “Faz todo o sentido, dado que Itaipu está na vanguarda da tecnologia no setor de energia. Usar toda essa riqueza de conhecimentos para desenvolver tecnologicamente a região e ajudar a comunidade, é uma combinação perfeita”, avaliou.

 

Xavier considerou importante mostrar as atividades desenvolvidas pela Itaipu e o PTI para pessoas de outras nacionalidades. “É uma mensagem muito positiva que precisamos dar para os estrangeiros: mostrar para o resto do mundo que também nos preocupamos com tecnologia, com desenvolvimento da comunidade e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, observou.

 

Sobre o YPO

 

O YPO (Young Presidents Organization) é uma organização mundial cujo foco é criar condições para executivos de peso expandirem seus horizontes e se educarem por meio de viagens e relacionamento. Os membros do YPO aproveitam o conhecimento, a influência e a confiança dos líderes empresariais mais influentes e inovadores do mundo para inspirar o impacto empresarial,
pessoal, familiar e comunitário. Atualmente, a YPO capacita mais de 24 mil membros em mais de 130 países.