Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Fórum une empreendedores, produtores rurais e instituições de apoio no Show Rural Digital

Fórum une empreendedores, produtores rurais e instituições de apoio no Show Rural Digital

03/02/2020

“É o momento de unir forças em prol do desenvolvimento e da diversificação”, conclamou o representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Régis de Almeida, na abertura do Iguassu Valley Connect Show na manhã desta segunda-feira, 03, durante a 32ª edição do Show Rural Coopavel.

 

A proposta do evento – um fórum de inovação – é justamente essa: reunir em um mesmo espaço empreendedores, produtores rurais e instituições de apoio, para discutir e propor soluções para os desafios enfrentados atualmente no agronegócio.

 

É o primeiro ano que o Iguassu Valley Connect Show é realizado no Show Rural, promovido por uma parceria entre o PTI, o Show Rural Digital, a Embrapa, com apoio do Iguassu Valley e do Sistema Regional de Inovação (SRI).

 

Na abertura da programação do fórum, Régis lembrou que, na história do desenvolvimento do Oeste do Paraná, a união de cooperativas é o que fez do Estado o maior produtor de proteína animal do Brasil. Ele afirmou que um movimento semelhante é necessário, aproveitando o potencial de formação de profissionais na região para a promoção do desenvolvimento.

 

O coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, explicou que o espaço onde acontece o fórum, o Show Rural Digital, foi aberto para a fim de congregar todos os atores participantes – empresas nacionais e internacionais voltadas à inovação - para buscar o objetivo do ecossistema.

 

O gerente regional do Sebrae, Augusto Stein, destacou que o conteúdo do fórum será inovação e tecnologia para o agronegócio e o foco principal é promover conexões tanto entre as instituições quanto entre as empresas do território.

 

Daniel Trento, secretário de inovação e negócios da Embrapa, comentou sobre o número de “Agritechs” (startups voltadas ao Agronegócio) do País. Atualmente, segundo ele, são mais de 1000, sendo a maior parte delas em São Paulo. “O urbano está chegando no rural, a conexão é inevitável”. Nesse contexto, conforme Trento, a agenda de inovação aberta, como a promovida pelo Iguassu Valley Connect Show, se torna ainda mais importante.

 

O coordenador do SRI, Jadson Siqueira, citou a participação do Parque Tecnológico Itaipu – sediado em Foz do Iguaçu -, como exemplo da representatividade do fórum. “Temos um evento que representa toda a força do agronegócio e da inovação juntos, criando as novas gerações do agronegócio brasileiro”.

 

A programação do Iguassu Valley Connect Show inclui palestras sobre temas relacionados à inovação e à transformação digital, painéis, conexões com startups e assinaturas de convênios.