Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Feriadão de Corpus Christi: movimento nos atrativos da Itaipu foi pequeno, mas representativo

Feriadão de Corpus Christi: movimento nos atrativos da Itaipu foi pequeno, mas representativo

15/06/2020

Nada menos do que nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, tiveram representantes entre os 314 turistas que visitaram a Itaipu durante o feriado de Corpus Christi, entre quinta-feira, 11, e domingo, 14. A data marcou a retomada das atividades turísticas na binacional e em outros atrativos de Foz do Iguaçu.
    
Após quase três meses sem atendimentos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maior hidrelétrica do mundo deixou de lado o silêncio das últimas semanas para vivenciar a intensa mistura dos sotaques dos turistas que vieram de todas as cinco regiões do País. Em relação aos estados, a lista de visitantes foi liderada por São Paulo, com 52 representantes. Na sequência, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 24; Mato Grosso do Sul, 18; Rio de Janeiro, 16; Minas Gerais, 5; Distrito Federal, 4; Bahia, 2; e Acre e Mato Grosso, com um representante cada. 

    

    

Apesar de toda essa representatividade nacional, o grande destaque neste processo de retomada gradual do Complexo Turístico Itaipu (CTI) foi a presença dos moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Eles foram maioria, 170, 54,1% do total. E essa presença regional não se restringiu à Itaipu. Até sexta-feira, 90% de visitantes dos atrativos do Destino Iguaçu eram da cidade de Foz do Iguaçu. 
   
“Os moradores da nossa região terão um importante papel nesse processo de retomada do turismo. É um momento fundamental para todos conhecerem ou revisitarem os nossos atrativos, estimulando os profissionais do setor”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), General Eduardo Garrido. 
    
Na primeira semana de retorno às atividades, somente a Visita Panorâmica é ofertada pelo CTI, de hora em hora, das 9h às 16h. O segundo passeio a ser retomado, a partir de quarta-feira, 17, é o Refúgio Biológico, nos horários das 9h às 17h30, com disponibilidade de 10 vagas por horário. O Ecomuseu volta no dia 24, das 10h às 17h, com a Ciência na Esfera suspensa temporariamente. Já o Itaipu Iluminada tem previsão de início no dia 01 de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de retorno.
   
Retomada segura
   

O Complexo Turístico Itaipu se preparou para este momento, seguindo todos os protocolos sanitários e orientações de organismos de saúde. Antes de realizarem o passeio, os visitantes passam por uma barreira sanitária, com higienização das mãos e pés, aferição de temperatura e preenchimento de um formulário. Em todo o roteiro há álcool em gel, higienização dos ônibus a cada nova visita e o uso obrigatório de máscara de proteção facial para quem recepciona e quem visita.
   
Além disso, a tecnologia está sendo uma importante aliada nesse processo. Entre as inovações, está a utilização de dois robôs para a desinfecção de ambientes, desenvolvidos pela Itaipu Binacional, por meio da Superintendência de Informática, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

    

    

A primeira solução conta com a tecnologia de radiação ultravioleta do tipo C (UVC), capaz de destruir a capa proteica e o material genético de qualquer tipo de vírus, assim como fungos e bactérias. Já o outro modelo, mais tradicional, permite a pulverização da solução de produtos de limpeza. Ambas as soluções podem funcionar tanto em modo automático como por controle remoto, via aplicativo.