Itaipu e PTI comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades no Cataratas JL Shopping

Itaipu e PTI comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades no Cataratas JL Shopping

05/06/2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta quarta-feira, 05 de junho. Para comemorar a data e promover a conscientização, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional e o Cataratas JL Shopping, promovem uma semana de atividades no 2º piso do shopping. A programação inclui oficinas e troca de lixo eletrônico por brindes.

 

As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente são realizadas junto à Exposição Itaipu Natureza que está aberta desde janeiro no Cataratas JL Shopping e reúne uma coleção de 300 animais taxidermizados.

 

Nesta quarta-feira durante todo o dia será recolhido lixo eletrônico – como carcaças de computadores, celulares antigos, baterias, pilhas e cabos - em troca de brindes do Turismo Itaipu. A troca do material pode ser feito até o horário de fechamento do shopping (22h).

 

Já na quinta-feira, 06, o PTI organiza uma oficina sobre como eram feitos os registros da natureza antes da existência de fotografia. Os participantes da atividade, que é gratuita e aberta ao público, poderão “mergulhar” na história da comunicação de povos mais primitivos e conhecer um pouco dos métodos usados para registros de imagens na antiguidade.

 

O fechamento da ação será na sexta-feira, 07, quando o grupo de alunos de escolas estaduais que faz parte do projeto “Amigos do Ecomuseu e do Refúgio” vai conhecer a exposição Itaipu Natureza. A cada 15 dias, esses estudantes participam de encontros no Ecomuseu de Itaipu e no Refúgio Biológico Bela Vista, onde aprendem temas como a dinâmica da história natural da região, o funcionamento da Itaipu e preservação de ecossistemas. Na sexta-feira eles também farão uma ação de divulgação científica desse aprendizado e entrevistas com os visitantes e funcionários do shopping sobre os biomas.

 

Exposição Itaipu Natureza

 

A Exposição Itaipu Natureza, aberta no início deste ano, é organizada pelo PTI e pelo Instituto Harpia, com apoio da Itaipu. A atração é a primeira com assinatura do Turismo Itaipu promovida fora do complexo turístico.

 

A mostra traz a coleção de 300 animais taxidermizados, assinada pelo naturalista e presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, Professor João Galdino.

 

A exposição, que segue montada até o dia 30 de julho, tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade de seis biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Pantanal e Caatinga) e apresentar a conectividade entre seres humanos e a natureza.