Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Lasse desenvolve Sistema de Monitoramento de Transformadores para Itaipu

Lasse desenvolve Sistema de Monitoramento de Transformadores para Itaipu

25/05/2017

Funcionários da Itaipu Binacional participam durante esta semana de treinamento para a utilização do “Sistema de Monitoramento de Transformadores”, desenvolvido pelo Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Esse sistema permite a identificação de indícios de eventuais ocorrências dos transformadores, que são peças fundamentais para a transmissão da energia produzida na hidrelétrica.

 

O Sistema de Monitoramento de Transformadores do Lasse será instalado em duas unidades geradoras da usina, a 9A e a 18A. Cada unidade possui três transformadores. “Esses transformadores pegam a tensão de 18 kV que sai das máquinas e elevam para 525 kV, para o sistema de transmissão”, explica o engenheiro Alexandre Leite, da Engenharia de Manutenção da Itaipu.

 

Alexandre explica que os equipamentos são essenciais em virtude da distância entre a fonte geradora e a carga. Ele diz que o principal mercado consumidor da usina é São Paulo e, por isso, é preciso elevar a tensão para reduzir a perda de energia. O Sistema desenvolvido pelo Lasse irá auxiliar na manutenção preditiva dos transformadores. “A ideia é anteciparmos o problema. Por exemplo, vamos monitorar a quantidade de gases no óleo do transformador. Se ultrapassar o valor de referência, o sistema vai nos avisar. Então, estaremos prevendo um possível problema”.

 

O monitoramento atual dos transformadores da 9A e da 18A é feito por um sistema proprietário. Leite avalia que o sistema que será fornecido pelo Lasse é mais complexo. “Teremos mais ferramentas, um maior número de parâmetros a serem monitorados, e a interface homem-máquina do Lasse é melhor”, afirma. Ele conta que a intenção é expandir esse novo monitoramento para as demais unidades da usina.

 

Nesse mesmo projeto, o Lasse também desenvolveu o Sistema Web de Monitoramento de Transformadores, que vai armazenar todas as informações dos 60 transformadores instalados nas 20 unidades geradoras.

 

O treinamento feito pela equipe do Lasse aos funcionários da Itaipu nesta semana é, de acordo com o gerente do Laboratório, Rodrigo Bueno Otto, uma das etapas finais do projeto. “Após isso serão realizados os testes de aceitação e a entrega do equipamento para instalação em campo”, conta.

 

A capacitação é composta por dois módulos: Operação e Parametrização do sistema web e do painel SMT. A expectativa é que 30 funcionários da usina participem do treinamento. Otto reforça os benefícios do desenvolvimento de um sistema de tecnologia nacional, como o SMT, pelo Lasse. “O treinamento e a documentação técnica no padrão Itaipu favorecem o repasse de todo o conhecimento e, com isso, a mitigação do problema de dependência tecnológica que muitas empresas enfrentam”.