Mestrandos da Unioeste apresentam projetos de pesquisa no próximo sábado

Mestrandos da Unioeste apresentam projetos de pesquisa no próximo sábado

04/12/2018

Os alunos da terceira turma do Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste campus Foz do Iguaçu, realizam neste sábado (08) apresentação dos seus projetos de pesquisa.
     
Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de Seminários de Pesquisas Interdisciplinares, compreendendo a atividade de intervenção dos mestrandos - atividade obrigatória no programa, que acontece em parceria com empresas ou instituições locais. Na intervenção, os alunos desenvolvem uma proposta de ação sobre um problema ou necessidade das instituições parceiras, com vistas a oferecer informações para a tomada de decisão, bem como alternativas cuja implantação resulte em benefícios ao desempenho da instituição.
    
Assim, os projetos têm a premissa de gerar resultados para a empresa onde foram aplicados; para a sociedade; e para o programa de mestrado. A disciplina também norteia o início da elaboração das dissertações dos mestrandos, que serão desenvolvidas no próximo ano. “É Unioeste buscando contribuir com a melhoria das organizações de nossa região com metodologia de pesquisa interdisciplinar. Na prática, é fazer com que os trabalhos de pesquisa, a formação dos mestrandos, e a própria Unioeste sirvam a comunidade”, destacou o coordenador do programa, professor Eduardo Dechechi.
     
Além de permitir uma avaliação compartilhada dos resultados das pesquisas, o evento deste sábado é uma oportunidade para abertura do mestrado à comunidade e aos principais stakeholders (interessados). Assim, todos que tenham interesse em conhecer mais sobre a estrutura e objetivos do programa são convidados a participar. O encontro acontece no Ecomuseu de Itaipu. Os participantes serão recepcionados com um brunch de networking, a partir das 9h30. É necessário realizar inscrição, na página: http://bit.ly/2DWQQ3Y.
    
As instituições que receberam os projetos de intervenção neste ano foram: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Cooperativa Sicredi (Medianeira), Macuco Safari, Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), Future Reciclagem Inteligente, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Bubble Mix e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
    
SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL
    

O programa de pós-graduação stricto sensu PPGTGS (nível mestrado profissional reconhecido pela Capes) visa o desenvolvimento de pesquisas voltadas para aplicações profissionais. Possui área de concentração em Tecnologias e Gestão, na área básica Interdisciplinar da Capes. Oferece duas linhas de pesquisa: “Tecnologias e Sustentabilidade” e “Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável”. Para conhecer mais sobre o programa, acesse: www.unioeste.br/ppgtgs.
    
SERVIÇO
    

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA DA TURMA 2018
    
DATA: Sábado, 08/12/2018
    
HORÁRIO: 9h30 - 11h
    
LOCAL: Ecomuseu - Av. Tancredo Neves, 6001 - Jardim Itaipu