Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

No lançamento da Expedição do Conhecimento, projeto da Itaipu e do PTI, Ratinho Júnior destaca papel da Itaipu

No lançamento da Expedição do Conhecimento, projeto da Itaipu e do PTI, Ratinho Júnior destaca papel da Itaipu

07/02/2020

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior elogiou a política de reestruturação da Itaipu durante a solenidade de lançamento da Expedição do Conhecimento, no estande da Itaipu no Show Rural Coopavel, em Cascavel. 

 

Ratinho Júnior também parabenizou o lançamento da Expedição do Conhecimento e se comprometeu a ajudar com a logística, caso seja necessário. “A Secretaria de Estado pode colaborar na formação da estrutura para receber essa atividade pelos municípios do Estado”, afirmou. Segundo ele, o projeto é mais uma ação da Itaipu voltada para o desenvolvimento do Paraná. “A expedição mostra ações de sustentabilidade, exatamente o que a Itaipu faz em seu dia a dia.”

 

Ação itinerante de educação ambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional em parceria com Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Expedição do Conhecimento permanecerá em Foz do Iguaçu até março, quando começa sua viagem pelos municípios da Região Oeste do Paraná. 

 

Além do governador, também participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, entre outras autoridades. Após a solenidade, as autoridades visitaram o caminhão-baú que serve de base para o projeto. 

 

“A Itaipu tem se esforçado para promover o desenvolvimento regional e conta em 100% com o apoio do governo do estado e com o do governo federal”, comentou Silva e Luna, destacando os projetos criados em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, em áreas como agronegócio, tecnologia e responsabilidade social. Sobre a Expedição do Conhecimento, o diretor explicou que o objetivo é levar a educação social para crianças da região de forma lúdica e didática.

 

Expedição do Conhecimento 

 

O projeto Expedição do Conhecimento conta com um caminhão-baú, de 15 metros de extensão, além de tendas de apoio. O visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão tem capacidade para dez pessoas. O objetivo é levar o caminhão para os 54 municípios do Oeste Paranaense, em um roteiro que será definido. Ainda em fevereiro, Itaipu e PTI vai se reunir com os secretários municipais de educação para explicar a contrapartidas dos municípios e a estrutura necessária para receber a Expedição.

 

A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. Esta sensibilização acontece na parte interna do caminhão-baú, com informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Outra novidade é um painel interativo com sons de animais em extinção.

 

Do lado de fora, o visitante terá contato com um telescópio solar, um polo astronômico em forma de tenda, várias maquetes demonstrando o funcionamento de uma casa sustentável e das várias formas de energia, e jogos interativos, como aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando em uma bicicleta. 

 

(Com informações da Assessoria da Itaipu Binacional)