Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Novabio, empresa incubada do PTI, apoia a produção de álcool gel pela UTFPR, em Toledo

Novabio, empresa incubada do PTI, apoia a produção de álcool gel pela UTFPR, em Toledo

06/04/2020

Em Toledo, alunos e professores do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciaram a produção de álcool gel para o fornecimento ao Hospital Bom Jesus e a profissionais da Secretaria de Saúde do município que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus (Covid-19). A Novabio, empresa incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) tem apoiado a iniciativa com o fornecimento de embalagens para o produto. 

 

As sócias da Novabio são alunas da universidade e, ao saber da iniciativa, logo aderiram à causa. Na primeira semana, foram produzidos 60 litros de álcool gel e a intenção é aumentar a produção para até 100 litros por dia. Para isso, o projeto da UTFPR conta com o apoio de empresários, assim como a startup incubada no PTI, para a doação de materiais como frascos, álcool e glicerina.

 

O álcool gel feito pela UTFPR está sendo doado para o Hospital Bom Jesus e para a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo. Também vem sendo distribuído aos caminhoneiros que passam pela cidade. "Um dos professores que está à frente do projeto é o professor Doutor Renato Eising, que sempre apoiou a Novabio. Fizemos questão de apoiar, porque eles têm capacidade de produzir, mas faltam recursos. Então, entramos nesta causa", afirma Lyanara Schneider Maranhão, uma das sócias da empresa.

 

A Novabio é incubada do Parque Tecnológico e atua no fornecimento de insumos biotecnológicos e nanotecnológicos para nutrição e desenvolvimento animal. A empresa trabalha com o desenvolvimento de biofertilizantes, insumos agrícolas, dentre outros produtos.