Parque Tecnológico Itaipu recebe professores da Unesp para palestra sobre geotecnia

Parque Tecnológico Itaipu recebe professores da Unesp para palestra sobre geotecnia

29/04/2019

Profissionais, bolsistas, pesquisadores e estudantes reuniram-se no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na última segunda-feira, para a palestra “Perspectivas da Geotecnia em problemas de deformabilidade de solos: um estudo de caso com abordagem via teoria da confiabilidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Heraldo Luiz Giacheti e o Prof. Dr. Roger Augusto Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. 

 

A inciativa surgiu a partir da parceria do PTI, por meio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), e a Itaipu Binacional com objetivo de compartilhar o conhecimento e as experiências dos docentes em suas respectivas áreas de atuação dentro da geotecnia, que é uma das linhas de pesquisa do Ceasb.

 

“Dentro das possibilidades, a ideia é aproveitar o conhecimento dos pesquisadores, para atuação em rede, com projetos de pesquisa aplicada à Itaipu”, destacou a gerente do Ceasb, Alexandra da Silva Belini.

 

Atuando no Laboratório de Mecânica dos Solos da Unesp, o Prof. Dr. Heraldo Luiz Giacheti ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as atividades desenvolvidas dentro dos laboratórios e as aplicações no campo. Para ele, “se não houver a integração dessas duas etapas, os resultados podem ficar confusos e não ocorrer a execução das técnicas de forma satisfatória”. 

 

Já o Prof. Dr. Roger Augusto Rodrigues abordou as questões relacionadas ao comportamento dos solos não saturados. O especialista apresentou as principais características desse material e mostrou alguns estudos de caso de fenômenos ocorridos em regiões com solo com essas características. Foram apresentadas, ainda, algumas ações do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Engenharia de Bauru – FEB/Unesp voltadas para engenharia geotécnica.

 

Ceasb

 

Criado em 2008, o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) atua no apoio à equipe técnica da Itaipu Binacional, através de estudos contínuos visando a manutenção da segurança da hidrelétrica. 

 

O Centro possibilita um ambiente de pesquisa multidisciplinar, integrando as diversas áreas do conhecimento que envolvem o tema. Além disso, permite integração entre empresas, institutos de pesquisa e as universidades. 

 

Entre as linhas de pesquisa está a geotecnia voltada para o estudo das barragens de terra e enrocamento. Neste estudo, está contemplada a modelagem das estruturas e simulações do comportamento das barragens desde à época de construção até a atualidade. O objetivo é compreender melhor o comportamento do solo a partir da influência de diversos fatores ao longo dos anos.