Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Plataforma de Robótica Educativa para crianças é destaque na Latinoware

Plataforma de Robótica Educativa para crianças é destaque na Latinoware

03/12/2020

O ensino de programação aplicada em robótica já é uma realidade acessível e viável para muitos estudantes, crianças e adolescentes, nas escolas da rede pública.

 

O canal LatinoEdu está disponibilizando, gratuitamente, no 17o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) uma série de apresentações, oficinas e workshops com a temática “Robótica Educacional Livre”, ou seja, a educação de robótica em escolas a partir de softwares livres e robôs construídos com baixo custo.

 

De acordo Jocemar do Nascimento, coordenador do Edubot, empresa que produz materiais didáticos para ensino de programação em robótica, desde 2010, na Latinoware, são discutidos projetos que começaram a ser aplicados com o ensino de lógica de programação para crianças e com oficinas de construção de robôs feitos por adolescentes.

 

Um dos envolvidos em ensino de robótica na rede pública, Thiago Sodré, apresentou durante a Latinoware a plataforma Jaboti Edu, desenvolvida pelo programador Eloir Rockenback. O objetivo da Jabuti Edu é desenvolver uma plataforma simples, barata e útil para o ensino de robótica para jovens. Essa plataforma consegue fazer a programação remota dos robôs, na nuvem, com kits de baixos custos.

 

“Neste momento de pandemia, uma criança pode praticar a programação de casa, controlando um robô que esteja na escola. A maior parte das crianças da rede pública da região oeste do Paraná tem acesso a internet. Nem todas tem computadores em casas, mas a grande maioria tem celulares e essa plataforma permite programar a partir deste dispositivo”, disse Nascimento.

 

Da brincadeira à Utilidade Pública

O que inicia como brincadeira no ensino para crianças pode incentivar muitas delas ao desenvolvimento na área de programação e robótica. “Hoje já é possível fazer procedimentos complexos a distância. Um hospital de Brasília realizou uma cirurgia com o cirurgião nos Estados Unidos. Na agricultura, um operador de trator pode estar em casa controlando robôs para fazer este trabalho. A aplicação da robótica pode ser feita em qualquer área”, explicou Nascimento.

 

Latinoware

A programação do Latinoware segue até sexta-feira, dia 4, e já registrou mais de 4.500 inscritos de diferentes países. O evento está sendo transmitido online via site (www.latinoware.org), além de estar integrada em diversas redes sociais.