POD apresenta indicadores socioeconômicos municipais para representantes de Pato Bragado

POD apresenta indicadores socioeconômicos municipais para representantes de Pato Bragado

01/06/2017

Dados socioeconômicos do município de Pato Bragado foram apresentados a representantes da prefeitura e do Conselho de Desenvolvimento Municipal da cidade. O levantamento foi realizado por técnicos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), e apresentado nesta semana, durante encontro no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

A pesquisa foi realizada a partir de bases de dados disponibilizadas por instituições públicas nacionais e estaduais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ministérios, entre outros. As estatísticas foram analisadas especialmente nas dimensões social, econômica, ambiental e de saúde.

 

Evidenciar as potencialidades e necessidades existentes permite projetar ações que garantam o fortalecimento de  cada localidade. “Trata-se de um diagnóstico para conhecer o próprio município. As informações servirão de base para processos de planejamento e definição de prioridades”, explica o gerente de Desenvolvimento Territorial do PTI, Jonhey Nazario Luciani. Esta foi uma iniciativa piloto que deve estender-se para as demais cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Os indicadores estarão disponíveis no site do POD em breve.

 

O Programa Oeste em Desenvolvimento busca promover o desenvolvimento econômico por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. “O programa cada vez mais tem estruturado ações efetivas, em várias áreas relativas ao desenvolvimento região”, destacou o diretor superintendente da Fundação PTI, Ramiro Wahrhaftig.

 

Na oportunidade, o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, secretários municipais e representantes do conselho também conheceram alguns dos programas e as pesquisas realizadas no PTI. “Possuímos a missão de promover o desenvolvimento do território, de forma sustentável. A parceria com os municípios do oeste é fundamental para o desenvolvimento de projetos que contribuam com o fortalecimento da região”, disse o diretor.