Programa Liderança Cívica reúne representantes de 15 municípios no PTI

Programa Liderança Cívica reúne representantes de 15 municípios no PTI

14/03/2019

Lideranças de 15 municípios de pequeno porte do Oeste do Paraná se reuniram no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nessa quinta-feira (14) para a última etapa do Programa Liderança Cívica. A iniciativa, que é promovida pelo PTI em parceria com o Sebrae e a Itaipu Binacional, tem como objetivo formar agentes transformadores em cidades que possuem baixos índices de liderança local.
   
Esta edição do programa foi dividida em seis módulos e contemplou representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Os participantes foram divididos em cinco grupos intermunicipais, com a responsabilidade de apresentar projetos para solucionar problemas e promover o desenvolvimento regional. “É fundamental que os prefeitos tenham muitos ‘braços direitos’ para conversar e levantar temas importantes de um município”, explicou Elisangela Rosa, consultora do Sebrae/PR.
    
Durante a abertura das atividades, o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, destacou a relevância do trabalho que é desenvolvido por estes agentes e também colocou a estrutura do Parque à disposição dos municípios: “A ideia é sempre fornecer o nosso melhor em termos em serviço para que essas lideranças estejam cada vez em um processo de maturidade maior e possam reverter isso positivamente para os municípios”.
    
O assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, reafirmou o compromisso da Usina com a sua região de abrangência, ressaltando que “a Itaipu é referência mundial em produção de energia e muitas outras tecnologias, mas cada vez se consolida mais como uma usina que promove o desenvolvimento regional”. Esse compromisso e a atuação ampliada da binacional foram reforçados pelo prefeito de Jesuítas, Junior Weiller: “Agradecemos muito esta abertura de Itaipu para todo o Oeste do Paraná, que possibilitou uma maior integração de região”, cita. 
    
O movimento de líderes cívicos já resultou em casos de sucesso pelo Brasil. Um exemplo foi a transformação municipal na Serra da Canastra (MG), criada a partir da união dessas lideranças. Na terceira etapa, os participantes farão uma viagem para conhecer de forma presencial experiências de transformações municipais promovidas por estas lideranças. 
    
Os quinze municípios representados nesta edição do Programa são Anahy, Iguatu, Braganey, Boa Vista da Aparecida, Santa Lucia, Lindoeste, Vera Cruz, Diamante do Oeste, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Jesuítas.