Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Programa Oeste em Desenvolvimento tem grande destaque no Show Rural Coopavel 2017

Programa Oeste em Desenvolvimento tem grande destaque no Show Rural Coopavel 2017

10/02/2017
No evento, o programa ofertou várias palestras direcionadas ao desenvolvimento pecuário da região. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo estande do projeto

Com uma estrutura de 720 mil m² e 520 expositores, a 29ª edição do Show Rural Coopavel encerra nesta sexta-feira (10), em Cascavel, PR. “A mudança do amanhã é o resultado da atitude de hoje” foi o lema do evento, que em cinco dias mostrou as novidades do setor do agronegócio.

 

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com parceria da Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI), ofereceu uma série de palestras voltadas ao desenvolvimento pecuário da região.

 

Tendo como espaço o “Salão Tecnológico Pecuário”, administrado pelo POD e equipe do Show Rural, a programação trouxe variadas temáticas como: tecnologias de destinação de animais mortos (TEC-DAM), as perspectivas de mercado para proteína animal, a busca pela eficiência produtiva dentro da fazenda leiteira no cenário atual, entre outras. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo estande do programa.

 

Para o gerente do projeto Desenvolvimento Territorial – sediado no PTI, Jonhey Nazario Lucizani, as áreas de forte atuação do POD, que são as cadeias da proteína animal (peixe, leite, suíno e frango), têm grande abordagem no evento. “O Show Rural Coopavel tem grande importância, pois, as cadeias definidas como prioritárias para serem trabalhadas dentro do programa, são as mais evidenciadas no evento,” destacou.

 

Além de levar conhecimento ao público, o Show Rural possibilita contato com o trabalho realizado pelo POD. O evento é um os maiores realizados no Brasil, como ressalta Jonhey. “O espaço em que estamos é compartilhado com a própria equipe do Show Rural para realizarmos uma programação em conjunto, agregando todas as temáticas que envolvem estas cadeias trazendo conhecimento, tanto para empresas, produtores, sindicatos de produtores, órgãos de assistência técnica, de vigilância sanitária e de defesa agropecuária. Além de fazer com que o POD ganhe visibilidade, pois o evento, a nível nacional, é um dos maiores,” explicou.

 

 

Nova diretoria

 

Na terça-feira (07), também foi realizada a posse da nova diretoria do programa, que aconteceu durante o Show Rural. A cerimônia contou com a presença de produtores rurais, empresários, representantes políticos da região, prefeitos, presidentes de cooperativas, associações comerciais e órgãos estaduais.

 

“A sustentabilidade, principalmente no modelo de produção que nós temos, que é o agronegócio, se nós não tivermos uma preocupação com o meio ambiente e efetivamente fizermos com que não se prejudique o projeto de médio e longo prazo, isso, infelizmente, inviabiliza todo o potencial de crescimento que temos. Então a sustentabilidade é inevitável dentro deste projeto que nós vamos trabalhar,” reafirmou o presidente recém empossado, Danilo Vendruscolo, de Foz do Iguaçu, em entrevista ao portal de notícias Web Rádio Água, sobre o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável da região.

 

 

Programa Oeste em Desenvolvimento

 

Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma Governança Territorial que busca promover o desenvolvimento sustentável do Oeste do Paraná por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações.

 

O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de forma organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.

 

[Foto: Adenésio Zanella/ Itaipu Binacional]