Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Projetos para bem-estar e acolhimento de estudantes são apresentados na FIciencias

Projetos para bem-estar e acolhimento de estudantes são apresentados na FIciencias

08/12/2020

Projetos que focam o bem-estar de estudantes são apresentados na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias 2020). A programação está prevista até o dia 11 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores de cada categoria.

 

O aplicativo Tecnobullying foi desenvolvido pelas estudantes Eduarda Gabriela do Amaral Prado; Gabriella Luisa dos Santos; Yasmin dos Santos Claudino, do Colégio Marechal Estadual Castelo Branco, sob a orientação do professor Guilherme Cardoso Agostinetti. O objetivo do aplicativo é que o estudante vítima de bullying denuncie, de forma rápida e anônima (opcional), as ocorrências para a direção da escola.

 

No aplicativo existem informações para o usuário identificar se ele está ou não sofrendo bullying, direto ou indireto. Foram registradas 25 denúncias de outubro a dezembro de 2019. Em 2020, em função da pandemia e das aulas online, não foram registradas ocorrências.

 

O mesmo colégio também concorre com outro projeto: “Evasão escolar: um estudo de caso”. Os alunos Calebe Rodrigues Caleffi; Daniel Kendy Takeda Bueno; Gabrielli de Fátima Aprigio foram orientados pela professora Silvia Monteiro Bonancea.

 

Os estudantes aplicaram um questionário para identificar as principais causas de evasão no colégio. No levantamento, 75% dos alunos que abandonaram os estudos são do sexo masculino; 50% dos alunos entrevistados não utilizam algum meio de transporte. O principais motivos do abandono dos estudos foram: desmotivação, dificuldade de conciliar trabalho e estudos e excesso de faltas.

 

Outro dado importante é que 68% dos entrevistados afirmaram que não foram procurados pelo colégio, nem algum órgão público, depois que saíram do colégio. Com estas informações, os alunos encaminharam à direção sugestões de estratégias que podem ser aplicadas para diminuir a evasão escolar.

 

 

Evento

A FIciencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Tem como também como objetivos promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. O evento é um espaço de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário. Este ano, excepcionalmente, o evento é 100% online.