Prospecção de locais para implantação de plantas de biogás é tema de minicurso no PTI

Prospecção de locais para implantação de plantas de biogás é tema de minicurso no PTI

12/07/2019

Um minicurso sobre prospecção de locais para implantação de plantas de biogás e aplicação de biofertilizante oriundo de efluentes líquidos da suinicultura no Paraná foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na manhã desta sexta-feira (12). Estudantes, especialistas e produtores rurais participaram da atividade que foi ministrada pelo analista ambiental Diego Santos e pela assistente ambiental Caroline Engel, ambos do PTI. 
    
A atividade integra o projeto de P&D que envolve o PTI, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogas) e a Copel, e tem como objetivo implantar no município de Entre Rios do Oeste um arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura. A inauguração da Mini Central Termelétrica (MTC) será realizada no dia 25 de julho com a presença de autoridades.
    
Com investimento de R$ 17 milhões em recursos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto interliga 18 propriedades suinocultoras do município por meio de um biogasoduto com cerca de 22 quilômetros. A produção de suínos é uma das principais atividades econômicas do município, destacando-se pela densidade de animais. São cerca de 155 mil suínos em seu plantel, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).
     
Entre Rios do Oeste possui cerca de 5 mil habitantes e a iniciativa vai possibilitar que a iluminação dos prédios e espaços públicos da cidade seja garantida pela produção de biogás. A ideia é que o arranjo técnico e comercial desenvolvido seja replicável para outros municípios de todo o país.