PTI abre nova turma de especialização em segurança de barragens com a UFBA

PTI abre nova turma de especialização em segurança de barragens com a UFBA

04/06/2019

As inscrições para uma nova turma da Especialização em Segurança de Barragens da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estão abertas. A formação de pessoas é uma das vertentes de atuação do Centro de Estudos Avançados em Seguranças de Barragens (Ceasb) do PTI, que apoia há cinco anos a realização do curso. 

 

A intenção da Especialização em Segurança de Barragens da UFBA é qualificar profissionais para atuar como fiscalizadores e empreendedores responsáveis pela operação, manutenção e segurança de barragens. Junto à universidade, o PTI já formou duas turmas de especialistas no setor. 

 

A duração total do curso é de 18 meses e envolve quatro encontros presenciais, sendo três em Salvador, na Bahia, e um em Foz do Iguaçu, que inclui uma visita à Itaipu Binacional. A usina possui uma das barragens mais seguras do mundo devido à ampla instrumentação, o acompanhamento em tempo integral e a dedicação permanente de engenheiros e técnicos do quadro próprio da empresa. O PTI, por meio do Ceasb, apoia esse trabalho da hidrelétrica e, em 11 anos, já desenvolveu mais de 100 pesquisas em prol da segurança da barragem da Itaipu.

 

A especialização inclui ainda atividades a distância, orientadas na plataforma Moodle. O início das aulas está marcado para agosto de 2019 e a especialização encerra em janeiro de 2021. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho.  Mais informações pelo e-mail cursobarragem@gmail.com e pelos telefones (71) 98816-5866 e (45) 3576-7025.