PTI apresenta atrativos turísticos da Itaipu no 14º Festival das Cataratas

PTI apresenta atrativos turísticos da Itaipu no 14º Festival das Cataratas

12/06/2019

A expectativa do Festival é receber mais de 8 mil pessoas, entre agentes de viagem, operadores de turismo, profissionais da hotelaria, pesquisadores, estudantes e demais interessados. A abertura oficial será nesta quarta-feira, 12, às 13h, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e as atividades seguem na quinta e sexta-feira, 13 e 14, no Rafain Palace Hotel & Convention, onde estará instalado o estande do Complexo Turístico Itaipu (CTI). 

 

O gerente do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites, destaca a importância da participação no Festival, evento “muito completo”, que reúne diversas temáticas como gastronomia, hotelaria, inovação, desenvolvimento de softwares, capacitações, palestras e pesquisas acadêmicas, fortalecendo o Destino Iguaçu. “Neste ano, mais uma vez o CTI estará presente nesta importante vitrine do turismo. Além de participar da feira e de muitos eventos paralelos, o CTI receberá os agentes e operadores de viagens que farão visitas técnicas aos principais atrativos da cidade”, destaca Yuri. 

 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que faz a administração do Complexo, é responsável por levar aos participantes do Festival informações sobre os oito atrativos da usina: a Itaipu Especial, um passeio no interior da hidrelétrica; a Itaipu Panorâmica, que possibilita aos turistas uma visão privilegiada de uma das grandes obras de engenharia do mundo; o Itaipu Ecomuseu; o Itaipu Iluminada; o Itaipu Kattamaram; o Itaipu Polo Astronômico; o Itaipu Refúgio Biológico; e a exposição Itaipu Natureza. 

 

Em 2018, a Itaipu superou, pela primeira vez, a marca anual de um milhão de visitantes, e recebeu 1.024.549 pessoas em todas as modalidades de visitação (turística e institucional) nas duas margens (brasileira e paraguaia. Nos cinco primeiros meses deste ano, 263.409 visitantes passaram pela usina. Se a projeção for mantida, a expectativa é superar em 2019 o recorde do ano passado. 

 

O Complexo Turístico Itaipu está oferecendo aos participantes do Festival três passeios: a Itaipu Panorâmica, o Ecomuseu e a exposição Itaipu Natureza. Na quarta-feira, no sábado e no domingo, os passeios terão gratuidade o dia todo, a partir da apresentação de voucher, credencial ou cartão de visita com um documento com foto. Na quinta e na sexta-feira o Ecomuseu e a Itaipu Panorâmica serão liberados das 9h às 12h  e a exposição das 10h às 12h.