PTI aproxima alunos da prática profissional em Feira de Estágio da IFPR

PTI aproxima alunos da prática profissional em Feira de Estágio da IFPR

30/05/2017

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Foz do Iguaçu realizou, nos dias 23 e 24 de maio, a V Feira de Estágio da instituição.  O objetivo do evento é aproximar os alunos do mundo do trabalho e incentivar o compartilhamento de novas tecnologias de produção.  As palestras ministradas pelas empresas participantes tiveram o enfoque na comunicação e construção de vínculo entre os alunos e o projeto, bem como o incentivo dos jovens à empregabilidade e a troca de experiências empreendedoras. O desenvolvimento de atividades práticas por parte de estudantes dos ensinos médio e superior é  importante a fim de prepará-los para ingressar no mercado de trabalho.

 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), e atendendo ao convite da Seção de Inovação e Empreendedorismo da IFPR, participou das atividades. No evento, o Celtab buscou aproximar jovens do ensino médio e superior às práticas desenvolvidas por profissionais do campo da Tecnologia da Informação e proporcionar um diálogo que poderá resultar na abertura de vagas de estágio para jovens integrarem o projeto. Com base em seu trabalho focado em tecnologias abertas, a equipe do Celtab apresentou um breve resumo das suas atividades e metas, que englobam a pesquisa e desenvolvimento regional, a formação de profissionais capacitados, o incentivo ao empreendedorismo e o engajamento em eventos na temática.

 

O estágio é uma etapa a ser cumprida durante o processo de formação na maioria dos cursos de graduação, com a finalidade de auxiliar o estudante a se preparar para o futuro profissional. “O evento promovido pela IFPR vem ao encontro deste objetivo, em se aproximar das instituições que possam ofertar uma oportunidade para seus discentes colocarem em prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação”, pontou o pesquisador do Celtab, Jônios Costa Máximo. 

 

“A universidade proporciona contato direto com o meio profissional, diminuindo o impacto na transição entre a vida acadêmica e a rotina do trabalho diário. Para o Celtab, é uma grande oportunidade para selecionar os melhores candidatos para comporem o quadro de bolsistas e pesquisadores, afim de atender com máxima qualidade as demandas oriundas da Itaipu Binacional e do território”, completou.

 

Segundo o chefe do Núcleo de Tecnologia e Inovação da IFPR, professor Itamar Pena Nieradka, a feira é promovida anualmente com o intuito de orientar os alunos sobre os aspectos de inserção no mundo do trabalho. A ação é feita em conjunto com os coordenadores, e a programação é desenvolvida de maneira específica e adequada para os cursos que aderem ao evento. A empresa Ctrl 3D, que integra o Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, também participou da feira apresentando seus serviços e soluções a partir de impressões 3D.