PTI capacita servidores da AMP em inovação, compras e licitações públicas

PTI capacita servidores da AMP em inovação, compras e licitações públicas

21/03/2019

O projeto de Governança Municipal, um convênio entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado com o objetivo de apresentar as melhores práticas de gestão orçamentária, financeira, fiscal e de contabilidade no âmbito do setor público, para funcionários públicos do Paraná, melhorando a gestão e aplicação de recursos por parte dos municípios. Em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o programa foi apresentado em Ponta Grossa e a prefeitura iniciou o curso com servidores públicos na semana passada.

 

O objetivo é capacitar os servidores municipais em Administração Pública Inovadora; Marketing, Comunicação e Liderança; e Compras e Licitações Públicas, eixos do programa Governança Municipal, de forma gratuita.

 

Para a aula inaugural em Ponta Grossa, participaram representantes de ambas as instituições e servidores interessados na capacitação. A palestra ministrada na abertura do evento reuniu um público de mais de 500 pessoas, entre servidores municipais e interessados no tema.

 

Programa

 

Do Programa desenvolvido em parceria da Itaipu, PTI e AMP, serão disponibilizadas 8.500 vagas, por módulo, distribuídas em 345 municípios do Estado, que compreendem a AMP. Os 54 municípios da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) já estão com o Programa em andamento. A previsão de realização dos cursos é até julho de 2019, com seis módulos na modalidade de formação continuada (extensão).

 

O curso prevê workshops, grupo de estudos e pesquisa, seminários de integração, para apresentação presencial de projetos. Além de Ponta Grossa, nos próximos meses outros municípios da AMP como Londrina, Pitanga, Umuarama, Jacarezinho, Maringá, Curitiba, Francisco Beltrão e outros, estarão aplicando o Programa.

 

Segundo o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, a educação, por meio de extensão e programas voltados para a capacitação profissional, é a base de uma construção para crescimento e desenvolvimento das políticas públicas de cada município e tem sido “compromisso do PTI apoiar os projetos de incentivo ao desenvolvimento sustentável da região e de todo Paraná", destacou.