PTI e Itai participam de workshop da IBM para desenvolvimento de tecnologias

PTI e Itai participam de workshop da IBM para desenvolvimento de tecnologias

06/06/2019

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), está sediando, entre 6 e 7 de junho, um workshop do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) em parceria a IBM Brasil (International Business Machines) para treinamento de profissionais do PTI Brasil e do PTI Paraguai, da Itaipu Binacional e do Centro Universitário Uniamérica, de Foz do Iguaçu.

 

O objetivo do evento é promover a troca de experiências e a formação desses profissionais com uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, presente em mais de 150 países, para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser replicadas no PTI em projetos que atendam a Itaipu Binacional e a região Oeste do Paraná.

 

O treinamento está dividido em dois dias, com palestras e atividades práticas. O analista de sistemas do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétrico (Lasse) do PTI explica que os participantes poderão se atualizar - conhecer as soluções de mercado na área e as principais tecnologias utilizadas pelas grandes empresas - e trabalhar em novas soluções em TI.

 

Segundo Frederick, é importante entender como utilizar a arquitetura IBM “para prover infraestrutura de nuvem privada e não ficar dependente de uma única tecnologia. E essa infraestrutura de nuvem é fundamental para o desenvolvimento de software para se atualizar no mercado”, ressalta.

 

Roberto Voi, executivo da IBM, destacou que a parceria entre a IBM e o Itai é importante porque faz parte da estratégia da empresa trabalhar com o desenvolvimento de ecossistemas e, para o executivo, essa aproximação com o PTI habilita o processo da transformação digital.

 

“O PTI é um polo de pesquisa que atua em várias frentes e se tornou uma referência, não só na área de tecnologia, mas se mostrou um grande centro de pesquisa. Nossa parceria fortalece o desenvolvimento e  aaplicação de novas soluções para o mercado brasileiro, e fora”, acrescenta. A previsão é que, ainda neste ano, sejam realizado mais um treinamento com a IBM para atualização as pesquisas e projetos do PTI e do Itai. 

 

IBM

 

A IBM é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática. No Brasil, desenvolve pesquisas em Universidades como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A empresa fabrica e vende hardware e software, oferece serviços de infraestrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte a nanotecnologia, ou seja, tecnologia que trabalha produção de circuitos e dispositivos eletrônicos com dimensões de átomos ou moléculas.