PTI e Pato Bragado assinam acordo de cooperação para implementação do Plano de Saneamento Municipal

PTI e Pato Bragado assinam acordo de cooperação para implementação do Plano de Saneamento Municipal

31/05/2017

Um acordo de cooperação técnica para implementação do Plano de Saneamento Básico do município de Pato Bragado foi assinado na manhã de ontem (30), entre a Prefeitura de Pato Bragado e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

A primeira ação será definir o modelo de gestão do saneamento básico a ser adotado pelo município. Nos 12 meses de vigência do acordo será também iniciada a implementação das metas de curto prazo previstas no plano - entre elas, destaque para as ações de educação e de sensibilização. O plano municipal possui metas de curto (até 4 anos), médio (de 5 a 12 anos) e de longo prazo (12 a 20 anos). Foi elaborado com apoio de técnicos do PTI, por meio do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná.

 

Outras duas cidades, Entre Rios do Oeste e Quatro Pontes, também contaram com o apoio do Parque para elaboração dos planos – trabalho que iniciou em 2014. No ano passado, os Planos de Saneamento se tornaram leis municipais nas três cidades. “Saneamento básico tem impacto direto no Índices de Desenvolvimento Humano dos municípios, pois um dos fatos que compõe o IDH é a saúde, junto com educação e renda”, destaca a gerente do programa, Adriana Brandt.

 

“O saneamento básico é questão fundamental para que haja efetivamente desenvolvimento territorial. Quando falamos em saneamento, falamos em preservação da água e falamos em saúde. Existe um conjunto de doenças que são veiculadas pela água, e há ainda a parte de resíduos sólidos e as doenças que são propagadas com os mosquitos. Assim, municípios com um saneamento básico adequado tem melhores índices de saúde”, explica Adriana.

 

O programa é uma iniciativa do PTI, em parceria com a Itaipu Binacional e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Busca contribuir com a redução das desigualdades, a inclusão social e o desenvolvimento territorial, por meio de ações de fortalecimento das comunidades produtivas de baixa renda, apoio à sustentabilidade ambiental e melhoria da gestão pública dos municípios.

 

A assinatura do acordo de cooperação aconteceu no PTI, com a presença do prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden e do diretor superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig.