PTI e UFPR oficializam parcerias por soluções tecnológicas para o Estado

PTI e UFPR oficializam parcerias por soluções tecnológicas para o Estado

08/11/2018
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão unidos em busca de soluções tecnológicas para o Estado. A parceria foi oficializada nesta semana com a assinatura de um protocolo de intenções no Centro Politécnico da universidade, em Curitiba, e prevê, entre as ações, capacitações, qualificações, especializações e consultorias. 
 
A oficialização da parceria entre o PTI e a UFPR, por meio do Programa de Parceria para Incentivo à Inovação e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos (Produtec), foi realizada nessa segunda-feira (05).
 
Entre os focos da parceria estão a inovação para a competitividade territorial e capacitações voltadas, por exemplo, para o gerenciamento de projetos de administração pública e governança municipal, e projetos de educação, saúde na fronteira e cidades sustentáveis. 
 
O diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, destacou que o protocolo de intenções é um avanço. “O PTI promove o desenvolvimento territorial sustentável, nos seus aspectos turísticos, tecnológicos, sociais e ambientais. Essa parceria com a UFPR é um fortalecimento para o Parque e para a região Oeste do Paraná”.
 
O professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR entre 2008 e 2016, que atua como conselheiro do Produtec, destacou que essa é a primeira parceria formalizada e existem outros nove projetos alinhados. 
 
Para o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Horário Tertuliano Filho, o acordo representa uma possibilidade de desenvolver um trabalho prático, como forma de retribuição social.