PTI marca presença no Smart City Expo Curitiba 2019

PTI marca presença no Smart City Expo Curitiba 2019

21/03/2019

Com um recém-inaugurado Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, onde estão reunidas uma série de soluções que podem ser testadas por administradores públicos, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está presente na segunda edição brasileira do maior encontro de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2019. Mais de 6 mil pessoas são esperadas no evento, que teve início nesta quinta-feira, 21. 

 

No estande do PTI são apresentadas as tecnologias disponíveis no Laboratório instalado no PTI, como a iluminação inteligente, o monitoramento por drones e de condições climáticas, e o compartilhamento de carros e bicicletas. Além dessa demonstração, o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, também participa de duas mesas de discussão do Smart City Expo Curitiba 2019 nesta sexta-feira, 22.

 

Às 12h de sexta-feira o diretor superintendente do PTI integra a discussão sobre cidades circulares, uma nova abordagem que busca um uso mais eficiente de materiais e recursos, ajudando a evitar a geração de descarte de resíduos a partir de uma compreensão holística de como as cidades consomem os fluxos de materiais. Desde o ano passado, o Parque está em cooperação com o Instituto Aplicado de Gestão e Fluxo de Materiais (IfaS) a fim de integrar projetos das instituições nesse âmbito. 

 

O segundo debate que Jorge Callado integra será às 16h de sexta-feira, com o tema “Realidades, desafios e experiências de Smart Cities no Brasil e no mundo”, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. 

 

Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

 

O Laboratório do PTI foi implantado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e está em funcionamento desde dezembro de 2018. O Centro de Controle e Operações do espaço integra uma série de sistemas e soluções para tornar as cidades inteligentes. 

 

Entre elas, estão projetos que já estavam em desenvolvimento no PTI, como o Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas, que atualmente reúne dados de 105 estações espalhadas por todo o Estado; e o compartilhamento de veículos elétricos da Itaipu, monitorado por meio de uma plataforma desenvolvida pelo Parque que permite que os usuários visualizem quantas viagens foram feitas, os percursos, a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida, façam novas reservas e vejam a autonomia do carro. 

 

Com a participação no Smart City Expo Curitiba 2019, o PTI pretende dar maior visibilidade ao Laboratório e disponibilizar o espaço para prefeitos de municípios de todo o país, que poderão fazer a demonstração dessas tecnologias. O gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, Pedro Sella, afirma que outro objetivo da presença do Parque no evento, que reúne também empresas de tecnologia do Brasil e do exterior, é convidá-las para que possam vir a integrar o Laboratório e deixar suas soluções disponíveis para testes.