PTI oferece segunda edição de curso de Instrumentação e Auscultação de Barragens

PTI oferece segunda edição de curso de Instrumentação e Auscultação de Barragens

15/03/2019

Profissionais que atuam com instrumentação de barragens terão oportunidade de se aperfeiçoar tecnicamente em uma formação oferecida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb). As inscrições para Curso de Instrumentação e Auscultação de Barragens, para o qual estão sendo ofertadas 30 vagas, começam na próxima segunda-feira, 18. 

 

Esta é a segunda edição da formação oferecida pelo centro de pesquisas do PTI que há 11 anos complementa o trabalho da Itaipu Binacional na área de segurança de barragens. O curso é semipresencial e as aulas terão início em abril.

 

O objetivo do curso promovido pelo PTI, em parceria com a Itaipu, é possibilitar aos alunos a compreensão das características dos diversos tipos de barragens, com vistas à utilização de diferentes instrumentos de medição no processo de auscultação de barragens. 

 

O conteúdo do curso envolve noções de metrologia e procedimento de medição, noções básicas de eletricidades, extensômetros, medidores de vazão, piezômetros, medidores de recalques, inclinômetros, células de pressão, instrumentos elétricos para concreto, pêndulos direto e invertido, medidores de junta na superfície, frequência de leitura dos instrumentos, e sistemas de medição e coletadores de dados. 

 

As aulas presenciais serão realizadas no PTI e contarão com profissionais da área. Os participantes também poderão fazer uma visita técnica na hidrelétrica. O valor do curso é de R$ 2.600 e envolve material, almoço e coffee break. 

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de abril pelo link: https://webforms.pti.org.br/node/450. Mais informações pelo e-mail ceasb.cursos@pti.org.br