PTI participa de um dos principais congressos de IoT do Brasil

PTI participa de um dos principais congressos de IoT do Brasil

28/06/2019

Soluções desenvolvidas para atender o mercado de Internet das Coisas (IoT) foram muito discutidas durante o primeiro ABINC Summit Conexão IoT, um dos maiores eventos dessa área no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) entre 25 e 26 de junho, em São Paulo. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) participou do congresso com a apresentação do projeto “Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas” (SMEC2), trabalho desenvolvido pelo laboratório do PTI para atender a Itaipu Binacional.

 

O evento contou com a presença de empresários, integradores, engenheiros e pessoas ligadas ao mercado IoT no Brasil e em outros países. A programação foi dividida entre palestras sobre tendências e apresentações de cases considerados de sucesso na área. Entre eles, o projeto do PTI recebeu muito destaque por ser desenvolvido para atender uma empresa binacional.

 

Participantes em uma das palestras durante o I Summit IoT. Foto: Divulgação Abinc

 

O PTI desenvolveu uma solução em IoT que facilitou a coleta de informações sobre clima para um melhor monitoramento de estações climáticas espalhadas em alguns municípios do Oeste. Da parceria Itaipu e PTI nasceu a plataforma para o Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas (SMEC2), de onde é possível ter acesso aos dados do campo, como quantidade de chuva e futuras previsões de clima, de forma segura e mais ágil, podendo modernizar a agricultura regional. Esse projeto também recebe a parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

 

“Foi importante participar porque foi o primeiro Summit da Abinc, onde várias empresas de renome apresentaram cases utilizando IoT, e o projeto SMEC2 do PTI e da Itaipu mostrou desde o modelo de desenvolvimento começando com o ecossistema local, fomentando bolsa para as universidades, gerando conhecimento, até a parceria entre as instituições, que atende diretamente uma necessidade da usina”, diz o engenheiro eletricista do PTI, Rolf Massao Satake.

 

Segundo Rolf, o PTI mostrou que tem potencial no desenvolvimento de soluções IoT e que faz parte a lista de grandes empresas que já trabalham com internet das coisas no mercado brasileiro. “Estamos num mesmo patamar que muitos considerados grandes, o que torna o PTI competitivo lá fora”, acrescenta.

 

IoT

 

O termo IoT, que significa, Internet das Coisas, é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, termo que vem sendo utilizado por empresas em seus negócios e que já é uma realidade no país.

 

Sobre o evento

 

O Abinc Summit foi planejado para ser um evento mais orientado a negócios e menos acadêmico e teórico, com apresentação de soluções reais IoT de diferentes segmentos de negócios, para networking e troca de experiências, assim como, fortalecer o ecossistema de IoT brasileiro.