PTI sorteia duas bolsas para curso sobre banco de dados geográficos

PTI sorteia duas bolsas para curso sobre banco de dados geográficos

31/05/2017

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), vai sortear duas bolsas para o curso “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver”, que será nos dias 22 e 23 de junho. Os participantes do curso vão aprender sobre essas ferramentas que permitem um melhor gerenciamento de dados geográficos – como, por exemplo, a quantidade de municípios por onde passa determinado rio, ou o cálculo da área de uma propriedade rural -, com mais segurança e facilidade de acesso entre diversos usuários, para facilitar a tomada de decisões.

 

Este é o segundo curso ofertado pelo CIH neste ano, como parte do Programa de Capacitação em Geoprocessamento e Geotecnologias Aplicado à Gestão Territorial. Para o primeiro curso, “Geoprocessamento com QGIS”, 72 pessoas se inscreveram para concorrer às bolsas. As inscrições para o novo sorteio podem ser feitas entre quarta-feira, 31, e 7 de junho. Ao todo, serão 20 vagas para a capacitação, e as inscrições gerais ficarão abertas entre 8 e 19 de junho.

 

O curso “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver” será dividido em duas etapas: na primeira, os alunos terão uma introdução sobre dados geográficos e sua utilização em bancos de dados. Segundo o analista de sistemas do CIH, Fagner Oliveira, serão apresentadas as ferramentas para trabalhar com esses dados e as vantagens de usar o banco de dados em vez de outras abordagens.

 

Entre esses diferenciais, ele ressalta o controle de qualidade e de segurança dos dados, e a compatibilidade com sistemas web. “É possível criar mecanismos de validação e tratamento dos dados antes de realizar o armazenamento, e também definir regras de acesso aos dados: alguns usuários podem trabalhar apenas com os dados de agricultura, por exemplo, enquanto outros apenas com dados relacionados à hidrografia”, explica Fagner.

 

É sobre a aplicação web, por meio do servidor de mapas Geoserver, que trata a segunda parte do curso. Esse recurso permite que vários sistemas tenham acesso ao banco de dados por meio de protocolos web específicos da área geoespacial. No servidor é possível visualizar os dados e alterar a apresentação visual, dando a eles determinadas características, como uma combinação de cores para cada município.

 

O curso é destinado a profissionais que atuam na área de Gestão Territorial e Gestão de Recursos Hídricos; das áreas de computação, geografia, engenharia civil, engenharia ambiental; e acadêmicos e pesquisadores que usam ferramentas de geoprocessamento para análise de variáveis ambientais.

 

Inscrições

 

As inscrições para concorrer as bolsas podem ser feitas pelo site www.pti.org.br/cih/capacitacoes, no formulário de isenção do “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver”.

 

A equipe do CIH vai enviar um e-mail com o nome dos vencedores e instruções para que aqueles que não foram selecionados se inscreverem normalmente no curso, também pelo link www.pti.org.br/cih/capacitacoes. O valor é de R$ 350 (não estudantes) e R$ 175 (estudantes). Mais informações pelo telefone: 3576-7012.