Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Ramadã: Comunidade muçulmana reúne-se no Polo Astronômico para observar o nascer da lua nova

Ramadã: Comunidade muçulmana reúne-se no Polo Astronômico para observar o nascer da lua nova

26/05/2017

Representantes da comunidade muçulmana da região trinacional reuniram-se, na noite de hoje (26), no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, para observação do nascimento da lua nova.

 

O fenômeno indica o início do Ramadã, período sagrado para a comunidade muçulmana. Em função do céu estar com muitas nuvens, não foi possível fazer a observação e o anúncio. Oficialmente o Ramadã começa amanhã (27) e segue até o dia 24 de junho.

 

“A lua nova já foi confirmada em praticamente todos os países muçulmanos e amanhã é o primeiro dia de um novo mês lunar, que é o nono mês, o mês o Ramadã. Este é o mês em que foram relevadas as escrituras sagradas de Deus para os profetas”, explicou o xeique Abdo Nasser El Khatib.

 

O Ramadã é considerado um tempo de purificação, em que se renova a fé por meio da oração, disciplina, jejum e caridade. Trata-se do período mais importante do calendário muçulmano. Neste tempo, a maioria dos muçulmanos jejuam durante o dia – do amanhecer, ao entardecer -, alimentando-se somente durante a noite.

 

Pelo terceiro ano consecutivo a observação foi realizada no Polo Astronômico. O coordenador do Polo, Janer Vilaça, explica que os povos árabes e do oriente médio tiveram grandes contribuições no desenvolvimento da ciência e da astronomia. “Um total de 165 estrelas do céu possuem nomes árabes. Eles invetaram equipamentos e são grandes observadores do céu”, conta.

 
A comunidade árabe de Foz do Iguaçu é considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

 

SHOW DE LUZ E COR

Durante todo o período sagrado, a mesquita do bairro Jardim Central será iluminada com projeções de video mapping. A ação é resultado de parceria entre o Centro Cultural Beneficente Islâmico, PTI, Fundação Cultural e RPC TV Cataratas. A primeira projeção será sábado (27), às 21 horas. Depois, acontecerá diariamente, das 19h30 às 21 horas.