Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Sistema de cobrança automatizada WestCob promove a diminuição da inadimplência durante a pandemia

Sistema de cobrança automatizada WestCob promove a diminuição da inadimplência durante a pandemia

09/03/2021

Cuidar da inadimplência é um ponto chave para expansão de qualquer negócio. Com esse propósito, a WestSoftware, empresa que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas, desenvolveu uma solução que sistematiza e automatiza ações de cobrança reduzindo o tempo da equipe financeira nos processos diários de cobrança.

 

A solução, que está participando do Desafio Inova Oeste, foi idealizada em junho de 2018 a partir de um hackathon onde o problema inicial era desenvolver uma ferramenta que permitisse o envio de código de barras de cobrança por SMS, porém o resultado foi além. A solução WestCob passou a oportunizar aos negócios muito mais do que o envio de mensagens, mas também o total controle sobre os pagamentos das dívidas a partir das ações de cobrança e a integração com a base de dados dos clientes.

 

Conforme explica o sócio-proprietário Lucas Brunetto Cari, um dos diferenciais da WestCob é tornar a atividade de cobrança mais rápida e humanizada.  “Nosso sistema disponibiliza diferentes meios para a mensagem chegar ao cliente, fazendo com o que o processo de cobrança seja executado com mais agilidade e eficiência e possibilitando a escolha sobre como será a cobrança, desde a personalização de mensagens até a emissão de alerta. Por exemplo, o estabelecimento define se o cliente vai receber um e-mail ou um SMS com um aviso ou o próprio código de barras, ou ainda se a mensagem vai ser disparada a cada 7, 15 ou 30 dias”, afirma.

 

Além da diminuição de inadimplência, entre os benefícios da funcionalidade estão a realização de processos mais simplificados, acompanhamento de todos os resultados obtidos por meio de relatórios e dashboards, maior controle financeiro e aumento nas receitas. “O painel visual da WestCob apresenta um conjunto de indicadores e métricas com todas as informações referente a cobrança, quais métodos foram mais efetivos, número de pessoas atingidas, entre outras funcionalidades. Após a configuração, a única tarefa é realizar o acompanhamento dos resultados uma vez que todo o processo é automatizado. Somente durante a pandemia nosso sistema de cobrança automatizada possibilitou a diminuição da inadimplência em mais de R$ 1 milhão”, ressalta Lucas Cari.

 

 

 

Para o Analista de Negócios do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI-BR) que acompanha a empresa, Wilmar Ribeiro Junior, a WestCob tem um grande potencial. “Além de já dispor de clientes de renome em sua carteira, tem uma solução preparada para resolver os principais problemas de inadimplência e gestão financeira das instituições, facilitando a comunicação com os clientes”. Ainda de acordo com Wilmar, os trabalhos desenvolvidos estão focados na validação do problema e dimensionamento do mercado. “Com base nestes estudos, estamos trabalhando no reposicionamento do negócio alinhado ao seu público alvo, preparando-a para o crescimento sustentável e ordenado”, afirma o analista de negócios.

 

Conforme explica Lucas, a WestCob projeta a expansão para 2021 com a atração de novos clientes de diferentes segmentos do mercado e a implantação de um aplicativo. “O Desafio Inova Oeste nos permitiu estruturar de forma mais consistente nossa empresa, nos dando uma visão mais ampla por meio das consultorias realizadas pelo Sebrae. Com o aporte financeiro aplicado ao desenvolvimento de novas funcionalidades desenvolvemos o cancelamento digital, funcionalidade específica para planos de saúde e autorizado pela ANS, com isso estamos nos preparando para escalar e buscar novos clientes. O apoio da equipe do PTI-BR é de suma importância para ampliar nosso network e acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto. Além do fato de expandirmos nossa visão do negócio, porque estávamos direcionando nossa solução somente para o mercado da saúde e durante as mentorias com o PTI, percebemos que podemos alcançar outros nichos de mercado” finaliza o empresário.

 

 

Desafio Inova Oeste: #resultados

Especial: