Startup do PTI oferta facilidades para compras de supermercado com aplicativo inovador

Startup do PTI oferta facilidades para compras de supermercado com aplicativo inovador
27/02/2019

Procurar vagas de estacionamento, enfrentar filas de caixa e comparar preços de produtos nos supermercados são alguns dos transtornos do cotidiano a serem evitados por meio do aplicativo SuperMart. O desenvolvimento da ferramenta de pesquisa, compra e entrega de produtos de supermercados, inovadora no Brasil, foi uma das nove propostas selecionadas para o processo de incubação ofertado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

O SuperMart reúne cerca de 20 mil produtos de 10 mercados diferentes de Foz do Iguaçu, com o objetivo de otimizar o processo de pesquisa, compra e entrega de mercadorias, além da possível venda de publicidade por anunciantes. Disponível atualmente para a plataforma Android, o aplicativo conta com um faturamento de aproximadamente R$ 100 mil em seu primeiro ano de operação, de acordo com um dos seus fundadores, Marcio Scherer. 

 

Paralelo a isso, os usuários também foram convidados para fazer parte de um grupo de WhatsApp, voltado para a troca de experiências sobre o aplicativo e seus serviços. De acordo com Marcio, mais de 200 pessoas atualmente participam do grupo diariamente, validando sua experiência com a ferramenta.

 

A ideia para o aplicativo surgiu a partir de um antigo empreendimento de Marcio – uma ótica onde era os clientes podiam aproveitar um pequeno barzinho que continha bebidas como refrigerante, uísque e licor. Como eram cortesias, Marcio conta que era necessário sempre pesquisar pelo menor preço dos itens, assim como era feito também com os produtos de limpeza usados no espaço. 

 

Foi em uma dinâmica de um curso de gestão que Marcio participou, em que cada integrante foi instigado a elaborar um negócio inovador, que foi desenvolvida a base para o SuperMart, eleito como a melhor entre as propostas. O próximo passo, ele relembra, foi reforçar sua proposta e apresentá-la à equipe de especialistas de negócios da Incubadora Santos Dumont, do PTI, por indicação de um amigo.

 

Depois de três meses de uma etapa de qualificação com os técnicos da Incubadora, que envolveu workshops e palestras na área de empreendedorismo, e agora selecionado para entrar para a incubação, Marcio destaca positivamente sua experiência com o PTI. “Ser incubado hoje é fantástico. O Parque conta com uma tecnologia da qual precisamos muito, e tenho certeza que ao fazermos uso de tudo que o PTI pode nos oferecer nosso projeto irá crescer muito”, avaliou o empresário. 

 

Para o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, o suporte aos novos negócios fomenta um importante compromisso do Parque em promover o desenvolvimento das comunidades. “Estaremos em constante apoio aos ecossistemas de inovação que atendam à nossa vocação regional”, pontuou.

 

Incubação

 

O SuperMart foi uma das nove propostas selecionadas pelo edital da Incubadora Santos Dumont para o Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, que contemplou a região Oeste do Paraná por meio das suas três unidades – duas delas em Foz do Iguaçu, no PTI e na Uniamérica, e uma em Marechal Cândido Rondon. 

 

A incubação para cada projeto aprovado pode se estender até três anos, contando ainda com o acompanhamento técnico da Incubadora, desde o processo de abertura da empresa até seu amadurecimento.