Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Vencedora do FIciencias cria portal para democratizar acesso aos grupos de apoio às gestantes e familiares

Vencedora do FIciencias cria portal para democratizar acesso aos grupos de apoio às gestantes e familiares

11/12/2020

Um ambiente virtual que auxilia gestantes e seus familiares a encontrarem grupos de apoio e informações relevantes para quem está prestes a ter um filho(a) ou acabou de ter. Esta é a proposta do projeto vencedor do FIciencias 2020, “Famílias Gestantes: identificação, caracterização e instrumentalização dos grupos de apoio de região de Assis Chateaubriand-PR”, da aluna do Instituto Federal Paraná (IFPR) Letícia Hikari Koshita, orientada pelo professor Eduardo Alberto Felippsen.

 

A estudante constatou em seu projeto a ausência de um recurso para mapear e identificar os conteúdos desses grupos e a dificuldade das redes sociais organizarem suas postagens de modo acessível. Desse modo, Letícia Koshita estruturou um website, feito em wordpress, reunindo os conteúdos produzidos por diversos grupos da região, deixando o conteúdo mais fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca do Google.

 

“Muitas vezes eu entro no Facebook e no Instagram e aparece uma publicação, mas quando a página atualiza eu perco esta publicação e não consigo mais ter acesso. Eu teria que entrar no perfil de cada pessoa que eu sigo para achar quem fez a publicação. Esses grupos de apoio realizam publicações muito relevantes para as gestantes, mas elas acabam não conseguindo achar determinado conteúdo. A ideia de construir esse site foi a partir dessa percepção de como é difícil acessar essas postagens pelas redes sociais”, explicou.

 

Outro ponto identificado pela estudante é que, na maioria das vezes, é a gestante quem busca esses grupos de apoio e as informações. “Nós criamos o termo ‘Família Gestante’ para fomentar a ideia que toda a família precisa se envolver durante a gestação. E o maior desafio de mudar essa mentalidade de que só a mulher precisa se preocupar com os assuntos relacionados à gestação. Esse termo ‘Família Gestante’ é justamente para passar a ideia de que toda a família participa da gestação”, comentou.

 

O professor orientador Eduardo Felippsen explica que um dos motivos para o sucesso do trabalho de Letícia na FIciencias é a maturidade do projeto e a apresentação de resultados concretos. “O projeto está bem alinhado com a proposta do FIciencias. Eu já participo do evento há 4 anos seguidos e sei que os projetos precisam de consistência para serem bem avaliados. Esse projeto já tem resultados bem concretos”, disse.

 

Letícia pretende continuar o projeto, a partir de agora na universidade. “Quando eu estiver na minha graduação vou ter um conhecimento para desenvolver este projeto, agora como uma profissional da área da saúde. É um assunto que pode ter continuidade em vários segmentos”, comentou

 

Evento

A FIciencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento científico. Este ano, excepcionalmente, o evento foi 100% online.