Complexo Turístico Itaipu

Complexo Turístico Itaipu (CTI)

O Complexo Turístico Itaipu é muito mais que um atrativo turístico. Além de proporcionar experiências incríveis para quem visita a maior usina do mundo, o modelo de gestão, de responsabilidade do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), contribui ativamente com o desenvolvimento da região e da atividade turística. 

 

Esse modelo de turismo sustentável administrado pelo PTI tem o objetivo de transformar as visitas em experiências inesquecíveis por meio do planejamento das atividades e do uso sustentável de recursos, e já recebeu diversas premiações - entre elas o prêmio de Excelência e Inovação do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT). 

 

Os recursos obtidos com a atividade turística pagam a operação do complexo, garantindo os empregos diretos e indiretos de cerca de 250 pessoas. Parte deste recurso é destinado ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região, a fim de manter o Destino Iguaçu em alta. Todo o resultado é destinado ao Fundo Tecnológico, administrado pelo PTI, que mantém ações voltadas para ciência, tecnologia, cultura, educação, empreendedorismo, turismo e transformação social.

 

No CTI são oferecidos sete passeios, são eles:

 

•​ Visita Panorâmica: 

A grandiosidade de uma usina construída entre dois países, se revelada em números, surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. Mas, quando vista de perto e de vários ângulos em uma volta pela Visita Panorâmica, impressiona ainda mais e garante uma experiência única e marcante.

Além da visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

 

•​ Circuito Especial:

Um percurso no coração da usina que remonta à história, ao mesmo tempo em que surpreende pela modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos e evidencia a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia.

Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e expressam a realidade da geração ininterrupta. Entrar em uma das próximas catedrais de concreto e observar a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, é se sentir na terra de gigantes.

O circuito ainda permite observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividem a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica.

 

•​ Iluminação da Barragem:

A energia produzida na Usina se transforma em espetáculo durante a noite. Do Mirante Central, tenha a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em perfeita sincronia, o acendimento das luzes.

Após apreciar a barragem a partir do mirante, os ônibus avançam em direção à usina iluminada, passam pelos condutos forçados, e dão a dimensão real e encantadora desta grande obra.

 

• Refúgio Biológico:

Bem próximo aos equipamentos e colaboradores envolvidos na produção de energia, convivem jaguatirica, quati, jacaré, urubu-rei e serpentes. Essas são algumas das 50 espécies e dos mais de 960 gêneros de plantas abrigados no Refúgio Biológico Bela Vista.

O passeio pela unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina, contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio.

Em dois quilômetros de caminhada em uma trilha em meio à floresta nativa, a experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

 

• Ecomuseu:

Uma volta ao passado conduzida por instalações e equipamentos que permitem interação e maior realismo à experiência. O espaço recria cenários que vão do período pré-histórico à povoação de Foz do Iguaçu e à construção da usina.

Fotografias, peças e objetos da época ajudam a contar a rica história da Itaipu Binacional. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz toda a região trinacional.

 

• Polo Astronômico:

Viajar no espaço e se aproximar de estrelas, planetas e outros corpos celestes, dentro do Complexo Turístico Itaipu. A experiência sideral no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho reúne planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu – como poucos do gênero em todo o mundo.

O interesse é despertado logo na entrada, no Espaço Universo, onde estão expostas réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar.

 

Kattamaram:

Navegar pelas águas do lago de Itaipu com todo o conforto, a segurança e o requinte do barco Kattamaram assegura um passeio inesquecível e relaxante.

Da embarcação de 35 metros, com capacidade para 200 pessoas, é possível contemplar uma vista privilegiada do lago de Itaipu em pleno pôr do sol.

 

Mais informações no site:

Turismo Itaipu