Escritório de GP

Escritório de Gerenciamento de Projetos

No Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado, em 2006, um dos primeiros escritórios de gerenciamento de projetos da região trinacional, formada pelo Brasil, Paraguai e Argentina. A área é responsável por articular novos projetos para o Parque, principalmente junto à Itaipu Binacional, instituição mantenedora do PTI. 

 

O Escritório de Projetos do PTI promove a capacitação, fornece ferramentas e técnicas em gerenciamento de projetos e ainda presta suporte a essa aplicação. Para isso, atua por meio de três vertentes: Metodologia, Ferramentas e Pessoas. Esse processo garante o apoio aos projetos, a disseminação de boas práticas em gerenciamento de projetos e a sustentabilidade do território. 

 

Desde 2013, o Escritório de Gerenciamento de Projetos do PTI desenvolve o Programa de Capacitação em Gerenciamento de Projetos. A iniciativa alterna aulas presenciais com Educação a Distância (EaD). A modalidade EaD foi estruturada na plataforma Moodle, e os conteúdos foram elaborados com base no Project Management Body of Knowledge (PMBOK). 

 

O Programa do Escritório de Gerenciamento de Projetos do PTI oferece dois cursos, destinados à capacitação dos colaboradores e também ao público externo. São eles:

 

• Fundamentos em Gerenciamento de Projetos: tem como objetivo apresentar uma visão introdutória sobre gerenciamento de projetos e os principais aspectos relacionados à conceituação do tema. O curso é autoinstrucional, gratuito e disponibilizado em plataforma EaD, no ambiente de aprendizagem do PTI. A carga horária é de 40h e o tempo de duração médio é de 30 dias. 

 

•​ Curso de Formação em Gerenciamento de Projetos: a capacitação apresenta o gerenciamento de projetos em todas as fases do ciclo de vida de um projeto, de acordo com o guia de boas práticas PMBOK. O curso é semipresencial e permite aos alunos a associação entre teoria e prática, por meio de oficinas onde são elaborados documentos conforme a etapa em que o projeto se encontra, com o apoio da ferramenta desenvolvida pelo PTI - o BASI Project. A carga horária é de 135 horas e tem duração média de seis meses, e os colaboradores têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos em projetos reais dentro do PTI. 

 

 

 

Quanto maior a quantidade e complexidade dos projetos de uma empresa, maior é a necessidade de utilização de ferramentas versáteis na organização e gestão dos projetos. Em 2012, o PTI criou uma ferramenta própria para essa gestão - o BASI Project, que tem como finalidade reunir elementos do PMBOK para realizar os processos de iniciação, planejamento detalhado, execução, monitoramento e controle, encerramentos e emissão de documentos bem estruturados.